Ensinar língua portuguesa na Croácia : primeiras anotações de uma experiência.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSouza Júnior, José Luiz Foureaux de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:57:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:57:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6967-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.8.1.137-145-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028678-
Descrição: dc.descriptionO presente texto apresenta uma serie de consideracoes de ordem pratica. A experiencia de ensinar Lingua Portuguesa como lingua estrangeira, sobretudo com a atencao voltada para a apresentacao da variante” brasileira para alunos croatas e o ponto de origem destas observacoes. O texto nao traz nenhuma consideracao de ordem “teoric” nem, tampouco, oferece elementos para o esboco de metodologias inovadoras dependentes de instrumentos variados, para alem dos tradicionais. O que se quer, na verdade, e estabelecer parametros de comparacao com outras praticas, a partir de uma experiencia concreta que parte de um pressuposto subjetivo: o uso de recursos pessoais e certa dose de criatividade como instrumentos de operacionalizacao do convivio dos alunos croatas com a Lingua Portuguesa.-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a number of practical considerations. The experience of teaching Portuguese as a foreign language, particularly with the attention focused on the presentation of the Brazilian’s “variant” to Croatian students is the point of origin of these observations. The text gives no consideration of “theoretical” order or, either, offers elements for draft innovative dependent methodologies of various instruments, in addition to the traditional ones. What is wanted, in fact, is to establish parameters for comparison with other practices, from a practical experience that part of a subjective assumption: the use of personal resources and a certain amount of creativity as the coexistence operation of instruments to Croatian students of Portuguese.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Texto Livre estão sob licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Texto Livre <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 out. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectExperience-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleEnsinar língua portuguesa na Croácia : primeiras anotações de uma experiência.-
Título: dc.titleTeaching portuguese language in Croatia : first notes of an experience.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.