Capacidades estatais e implementação de políticas educacionais no nível local : a trajetória da Base Nacional Comum Curricular em um município mineiro.

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Autor(es): dc.creatorOliveira, Breynner Ricardo de-
Autor(es): dc.creatorAlves, Maria Michelle Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:57:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:57:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19238-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.12660/cgpc.v29.89154-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028670-
Descrição: dc.descriptionEste artigo analisa as conexões entre as Capacidades Estatais (CE) da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Contagem (Minas Gerais) e a trajetória de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Ensino Fundamental (EF). A pesquisa, documental e qualitativa, analisou duas dimensões, no ciclo de governo 2017-2020: técnico-administrativa e político-relacional. Sobre a primeira, a SME coordenou, por meio da Diretoria de Formação (DF), um programa de formação que formulou e implementou um novo currículo alinhado às diretrizes da BNCC. Destacamos a trajetória e a expertise institucional da SME e o perfil dos implementadores no órgão. A segunda dimensão evidencia as dificuldades da SME em estabelecer parcerias com outros atores e a ausência de cooperação institucional com o estado. O fato de Contagem gerir um sistema de ensino próprio contribuiu para que a SME constituísse seu ethos e suas capacidades institucionais, o que contribuiu para a implementação da base.-
Descrição: dc.descriptionThis article analyzes the connections between the State Capacities of the Municipal Department of Education (SME) of Contagem (Minas Gerais) and the trajectory of implementation of the National Common Curricular Base (BNCC) in Elementary School. The documentary and qualitative research analyzed two dimensions in the 2017-2020 government cycle: technical-administrative and political-relational. Regarding the first, the SME coordinated, through the Training Board (DF), a training program that formulated and implemented a new curriculum aligned with the BNCC guidelines. We highlight the trajectory and institutional expertise of the SME and the profile of the implementers in the body. The second dimension highlights the SME’s difficulties in establishing partnerships with other actors and the lack of institutional cooperation with the state. The fact that Contagem manage your own education system contributed to the SME constituting its ethos and institutional capabilities, which contributed to the implementation of the base.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectImplementação de políticas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetórias-
Palavras-chave: dc.subjectCapacidades estatais locais-
Título: dc.titleCapacidades estatais e implementação de políticas educacionais no nível local : a trajetória da Base Nacional Comum Curricular em um município mineiro.-
Título: dc.titleState capacities and the implementation of educational policies at the local level : the trajectory of the National Common Curricular Base in a municipality of Minas Gerais.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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