Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Amanda Séllos | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Luciana Hoffert Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13994 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028610 | - |
Descrição: dc.description | O Ensino de Ciências ainda apresenta diversas características de um ensino tradicional, em que o professor é visto como detentor do saber enquanto os alunos são considerados sujeitos passivos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho objetivou analisar os desafios e as alternativas encontradas pelos professores para o ensino da disciplina de Ciências e/ou Biologia para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O levantamento de dados ocorreu através da utilização do aplicativo gratuito Google Forms. Os resultados apresentaram as dificuldades dos professores, decorrentes, majoritariamente, da falta de capacitação adequada para estes profissionais, bem como demonstraram metodologias adaptadas para lidar com alunos com TEA, baseando-se inicialmente no ‘conhecer’ o aluno para, posteriormente, aplicar uma metodologia adequada a seu aprendizado. | - |
Descrição: dc.description | Science teaching still presents several characteristics of traditional teaching, as the teacher is seen as the holder of knowledge while the students are considered passive subjects in the teaching and learning process. This paper aimed to analyze the challenges and alternatives found by teachers when teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Science and/or Biology course units. Data was collected by using the free Google Forms application. The results presented the teachers’ difficulties mainly because these professionals had not been adequately trained and because they demonstrated methodologies adapted to use with ASD students based initially on "getting to know" the student to only later apply an appropriate methodology to their learning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional training | - |
Título: dc.title | Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia. | - |
Título: dc.title | Challenges related to the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in Science and Biology teaching. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: