Análise de traços da identidade de formador de professores revelados por um preceptor de matemática do programa residência pedagógica.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFaria, Robson Alves-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:57:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:57:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19469-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26843/ae.v17i00.1350-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028543-
Descrição: dc.descriptionTrata-se de um estudo cujo objetivo é analisar as repercussões da atuação de um preceptor de Matemática no processo de constituição de sua identidade como formador. Este preceptor leciona Matemática em uma escola estadual e atuou como preceptor no subprojeto de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Os dados foram produzidos a partir de uma entrevista semiestruturada. Após a transcrição, a análise foi realizada à luz da caracterização da Identidade Profissional de Professor que Ensina Matemática, proposta por Cyrino (2017). Assim, os eixos que nortearam a análise foram: emoções, crenças e concepções; conhecimento; autoconhecimento; autonomia (vulnerabilidade e o sentido de agência) e compromisso político. Considerando aspectos como a dinamicidade e a experiencialidade, os dados revelaram que o Programa Residência Pedagógica possibilitou ao professor da escola uma atuação nova (preceptor) que mobilizou um deslocamento para constituição da sua identidade como de formador de professores.-
Descrição: dc.descriptionSe trata de un estudio cuyo objetivo es analizar las repercusiones de actuar como preceptor de Matemáticas en el proceso de formación de la identidad como educador. El mencionado preceptor enseña matemáticas en una escuela estatal y actuó como preceptor en el subproyecto de matemáticas en la Universidad Federal de Ouro Preto. Los datos fueron producidos a partir de una entrevista semiestructurada. Después de la transcripción, el análisis se llevó a cabo en base a la caracterización de la Identidad Profesional de un Profesor de Matemáticas, propuesta por Cyrino (2017). Así, los ejes que guiaron el análisis fueron: emociones, creencias y concepciones; conocimiento; autoconciencia; autonomía (vulnerabilidad y sentido de agencia); y compromiso político. Considerando aspectos como la dinámica y la experiencia, los datos revelaron que el Programa de Residencia Pedagógica permitió al profesor de la escuela desempeñarse en un nuevo rol (preceptor) que llevó a un cambio en la formación de su identidad como educador de profesores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob a Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma residência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de formador-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade docente identidade profissional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor preceptor formador-
Título: dc.titleAnálise de traços da identidade de formador de professores revelados por um preceptor de matemática do programa residência pedagógica.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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