
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Faria, Robson Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19469 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26843/ae.v17i00.1350 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028543 | - |
| Descrição: dc.description | Trata-se de um estudo cujo objetivo é analisar as repercussões da atuação de um preceptor de Matemática no processo de constituição de sua identidade como formador. Este preceptor leciona Matemática em uma escola estadual e atuou como preceptor no subprojeto de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Os dados foram produzidos a partir de uma entrevista semiestruturada. Após a transcrição, a análise foi realizada à luz da caracterização da Identidade Profissional de Professor que Ensina Matemática, proposta por Cyrino (2017). Assim, os eixos que nortearam a análise foram: emoções, crenças e concepções; conhecimento; autoconhecimento; autonomia (vulnerabilidade e o sentido de agência) e compromisso político. Considerando aspectos como a dinamicidade e a experiencialidade, os dados revelaram que o Programa Residência Pedagógica possibilitou ao professor da escola uma atuação nova (preceptor) que mobilizou um deslocamento para constituição da sua identidade como de formador de professores. | - |
| Descrição: dc.description | Se trata de un estudio cuyo objetivo es analizar las repercusiones de actuar como preceptor de Matemáticas en el proceso de formación de la identidad como educador. El mencionado preceptor enseña matemáticas en una escuela estatal y actuó como preceptor en el subproyecto de matemáticas en la Universidad Federal de Ouro Preto. Los datos fueron producidos a partir de una entrevista semiestructurada. Después de la transcripción, el análisis se llevó a cabo en base a la caracterización de la Identidad Profesional de un Profesor de Matemáticas, propuesta por Cyrino (2017). Así, los ejes que guiaron el análisis fueron: emociones, creencias y concepciones; conocimiento; autoconciencia; autonomía (vulnerabilidad y sentido de agencia); y compromiso político. Considerando aspectos como la dinámica y la experiencia, los datos revelaron que el Programa de Residencia Pedagógica permitió al profesor de la escuela desempeñarse en un nuevo rol (preceptor) que llevó a un cambio en la formación de su identidad como educador de profesores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob a Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa residência pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade de formador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade docente identidade profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professor preceptor formador | - |
| Título: dc.title | Análise de traços da identidade de formador de professores revelados por um preceptor de matemática do programa residência pedagógica. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: