Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Priscila Daniele de-
Autor(es): dc.creatorPaulo, Jacks Richard de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:57:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:57:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14785-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028441-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo apresenta reflexões a respeito da necessidade de abordar os conceitos geográficos de forma significativa ao promover os ensinamentos para crianças. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação consistiu em refletir sobre as contribuições para a aprendizagem de crianças ao se abordar os conceitos geográficos vinculados as Histórias em Quadrinhos. Para tal, nessa pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, apoiou-se nos preceitos da pesquisa colaborativa e da pesquisa-ação. Os dados da investigação evidenciaram que as Histórias em Quadrinhos escolhidas e trabalhadas possibilitaram a aprendizagem significativa dos fatos e fenômenos geográficos pelas crianças, representando uma estratégia facilitadora para abordar conceitos geográficos que fazem parte das relações cotidianas dos alunos, demonstrando suas contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents reflections on the need about geographical concepts in a meaningful way when promoting lessons for children. In this sense, the main objective of this research was to reflect on the contributions to children's learning when addressing geographical concepts linked to Comics. To this end, this eminently qualitative research was based on the precepts of collaborative research and action-research. The research data showed that the Comics chosen and worked make it possible for children to significantly learn about facts and geographical phenomena, representing a facilitating strategy to approach geographical concepts that are part of the students' daily relationships, demonstrating their contributions to the process of teaching, learning and knowledge production.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta revista está sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning-
Título: dc.titlePotencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.-
Título: dc.titleEnhancing knowledge building in the classroom : teaching geography through comics.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.