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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Dias, Luciana da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9812 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8645892 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028423 | - |
Descrição: dc.description | Objetivamos aqui discutir a importância de uma educação como formação (Bildung) e cultivo de si em Nietzsche, filósofo conhecido pelo caráter intempestivo de seus escritos. Sua abordagem da educação é, na verdade, um profundo questionamento da própria função e propósito não só da prática educativa, mas do próprio sentido da cultura, a qual ele diagnosticou como estando, em sua época, não mais voltada para a formação total do indivíduo – o oposto de uma educação como cultivo de si, isto é: voltada para o desenvolvimento das potencialidades individuais de cada um. Nosso ponto de partida é a obra III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador, de 1874. | - |
Descrição: dc.description | We aim to discuss the importance of an education as formation (Bildung) and self-cultivation in Nietzsche, philosopher known for the untimely nature of his writings. His approach to education is actually a profound questioning of the very function and purpose not only of educational practice but the very meaning of culture, which he diagnosed, in his time, as no more focused on the full development of the individual but on the opposite of an education as self-cultivation, that is, focused on the development of the potential of each. Our starting point is the work Third Untimely Meditations, Schopenhauer as Educator. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista Filosofia e Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Filosofia e Educação <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/index>. Acesso em: 30 ago. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nietzsche | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia Alemã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da educação | - |
Título: dc.title | A educação como formação ou “cultivo de si” em Friedrich Nietzsche. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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