PIBID e a formação de professores de matemática do Timor-Leste : uma análise centrada nas memórias de um egresso acerca de suas aprendizagens.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSoares, Carlos-
Autor(es): dc.creatorAraújo, José Ronaldo Alves-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:57:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:57:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20774-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.29327/2169333.7.1-4-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028367-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo objetiva identificar e analisar indícios de aprendizagem da docência oportunizada pelo PIBID, revelados por um timorense egresso desse programa. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo documental que assume como corpus de análise o relato sobre a trajetória de formação produzido pelo referido egresso na condição de mestrando de um Programa de Pós-Graduação no Brasil. Os dados foram categorizados e analisados a partir dos focos da aprendizagem docente (interesse pela docência; conhecimento prático da docência; reflexão sobre a docência; comunidade docente; e identidade docente). Para a análise, optamos por organizar quadros-síntese que exemplificam os indícios de aprendizagem da docência evidenciados em cada um dos focos. Em linhas gerais, os dados indicam que o PIBID oportunizou a esse egresso timorense aprendizagens que contribuíram para sua formação, para a reflexão e compreensão das diferenças entre os sistemas educacionais do Brasil e do Timor-Leste e para o processo de constituição da sua identidade profissional docente.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to identify and analyze evidence of teaching-learning opportunities provided by PIBID, as revealed by a Timorese graduate of the program. It is a qualitative, document-based study that takes as its corpus of analysis the training trajectory report produced by the graduate in question, in his capacity as a master's student in a Graduate Program in Brazil. The data were categorized and analyzed based on key aspects of teaching-learning: (1) interest in teaching, (2) practical teaching knowledge, (3) reflection on teaching, (4) teaching community, and (5) teaching identity. For the analysis, we chose to organize summary tables that exemplify the indications of teaching-learning evident in each of these aspects. In general, the data indicate that PIBID provided this Timorese graduate with learning experiences that contributed to his professional development, encouraged reflection and understanding of the differences between the educational systems of Brazil and Timor-Leste, and supported the construction of his professional teaching identity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutores de trabalhos publicados na Revista Multifaces mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Multifaces <https://multifaces.ifnmg.edu.br/index.php/multifaces/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 maio 2025.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem da docência-
Palavras-chave: dc.subjectTimor-Leste-
Palavras-chave: dc.subjectEgresso do PIBID-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de matemática-
Título: dc.titlePIBID e a formação de professores de matemática do Timor-Leste : uma análise centrada nas memórias de um egresso acerca de suas aprendizagens.-
Título: dc.titlePIBID and the training of mathematics teachers in East Timor : an analysis focused on the memories of a graduate about his learning.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.