Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Soares, Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, José Ronaldo Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20774 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.29327/2169333.7.1-4 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028367 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo objetiva identificar e analisar indícios de aprendizagem da docência oportunizada pelo PIBID, revelados por um timorense egresso desse programa. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo documental que assume como corpus de análise o relato sobre a trajetória de formação produzido pelo referido egresso na condição de mestrando de um Programa de Pós-Graduação no Brasil. Os dados foram categorizados e analisados a partir dos focos da aprendizagem docente (interesse pela docência; conhecimento prático da docência; reflexão sobre a docência; comunidade docente; e identidade docente). Para a análise, optamos por organizar quadros-síntese que exemplificam os indícios de aprendizagem da docência evidenciados em cada um dos focos. Em linhas gerais, os dados indicam que o PIBID oportunizou a esse egresso timorense aprendizagens que contribuíram para sua formação, para a reflexão e compreensão das diferenças entre os sistemas educacionais do Brasil e do Timor-Leste e para o processo de constituição da sua identidade profissional docente. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to identify and analyze evidence of teaching-learning opportunities provided by PIBID, as revealed by a Timorese graduate of the program. It is a qualitative, document-based study that takes as its corpus of analysis the training trajectory report produced by the graduate in question, in his capacity as a master's student in a Graduate Program in Brazil. The data were categorized and analyzed based on key aspects of teaching-learning: (1) interest in teaching, (2) practical teaching knowledge, (3) reflection on teaching, (4) teaching community, and (5) teaching identity. For the analysis, we chose to organize summary tables that exemplify the indications of teaching-learning evident in each of these aspects. In general, the data indicate that PIBID provided this Timorese graduate with learning experiences that contributed to his professional development, encouraged reflection and understanding of the differences between the educational systems of Brazil and Timor-Leste, and supported the construction of his professional teaching identity. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autores de trabalhos publicados na Revista Multifaces mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Multifaces <https://multifaces.ifnmg.edu.br/index.php/multifaces/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 maio 2025. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem da docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Timor-Leste | - |
Palavras-chave: dc.subject | Egresso do PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores de matemática | - |
Título: dc.title | PIBID e a formação de professores de matemática do Timor-Leste : uma análise centrada nas memórias de um egresso acerca de suas aprendizagens. | - |
Título: dc.title | PIBID and the training of mathematics teachers in East Timor : an analysis focused on the memories of a graduate about his learning. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: