Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marra, Pedro Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Marra, Pedro Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Vimieiro, Ana Carolina Soares Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Carlos Fernando Jáuregui | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Gabriela Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20826 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028221 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo investiga a emergência comunicacional das arenas de futebol contemporâneas no contexto do futebol de espetáculo moderno, partindo do pressuposto de que as novas arenas promovem uma alteração nas formas de consumo do esporte e na interação dos sujeitos nas praças esportivas. Verificamos que as atuais arenas atuam como palco para que o espetáculo esportivo contemporâneo aconteça, marcadas sobretudo por uma infraestrutura arquitetônica e tecnológica que dissemina imagens, amplifica sons e cânticos, propaga cheiros, higieniza e distribui corpos, na intenção de produzir uma ambiência esportiva que se propõe a intensificar tanto a sensorialidade e o impacto da partida sobre os sentidos dos torcedores, quanto a festa realizada pela torcida na arquibancada. Esta intensificação versa sobre o que aqui denominamos dispositivos de hiperexcitação controlada, — promove um impacto sensorial do espetáculo esportivo sobre o público na arquibancada e impede que a excitação exacerbada dos torcedores resulte em comportamentos violentos. A investigação se desenvolve a partir do caso da Arena MRV, por meio da técnica de observação participante, inspirada na etnografia, para a realização da pesquisa de campo ao longo do ano de 2024. Foram realizadas 15 incursões a campo em parceria com o Coletivo Marta (UFMG), o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT/UFMG) e o Grupo Ateliê de Sonoridades Urbanas (UFES), nas quais apliquei formulários aos torcedores, fruto de pesquisas mais amplas que atravessam este estudo. Como resultado, pudemos perceber que os organizadores da Arena MRV se apropriam das identidades e culturas de arquibancada atleticana, a fim de tornar a arena a “casa do Galo”, por meio da hiperexcitação e controle dos sujeitos e do espaço, em prol da maximização de lucros e de uma provável homogeneização da prática torcedora, a fim de transformar o torcedor em consumidor e modular o espetáculo esportivo por meio de mídias audiovisuais a ser transmitido para o público doméstico. | - |
Descrição: dc.description | This study investigates the communicational emergence of contemporary soccer arenas in the context of modern spectacle soccer, based on the assumption that the new arenas promote a change in the ways in which sport is consumed and in the interaction of subjects in sports venues. We found that today's arenas act as a stage for the contemporary sporting spectacle to take place, marked above all by an architectural and technological infrastructure that disseminates images, amplifies sounds and chants, spreads smells, sanitizes and distributes bodies, with the intention of producing a sporting ambience that aims to intensify both the sensoriality and impact of the match on the fans' senses, as well as the party held by the fans in the stands. This intensification is based on what we call controlled hyperexcitation devices, which promote the sensory impact of the sporting spectacle on the audience in the stands and prevent the fans' exacerbated excitement from resulting in violent behavior. The investigation is based on the case of the MRV Arena, using the technique of participant observation, inspired by ethnography, to carry out field research throughout 2024. Fifteen field trips were made in partnership with the Marta Collective (UFMG), the Study Group on Football and Fans (GEFuT/UFMG) and the Ateliê de Sonoridades Urbanas Group (UFES), in which I applied forms to fans, the result of broader research that runs through this study. As a result, we were able to see that the organizers of the MRV Arena are appropriating the identities and cultures of the Athletic stands in order to make the arena the “home of the Rooster”, through hyper-excitement and control of the subjects and the space, in order to maximize profits and a probable homogenization of fan practice, in order to turn the fan into a consumer and modulate the sporting spectacle through audiovisual media to be broadcast to the domestic public. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/08/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivo de hiperexcitação controlada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiência comunicativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arena MRV | - |
Palavras-chave: dc.subject | Torcidas | - |
Título: dc.title | Bem-vindos ao Califórnia Alvinegro : ambiência comunicativa, rituais de intensidade e espectatorialidade do dispositivo de hiperexcitação controlada Arena MRV. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: