
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Jarbas da Cunha e | - |
| Autor(es): dc.creator | Tonini, Adriana Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10343 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028205 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta resultado de pesquisa que objetivou compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento de saberes de engenheiros no projeto do protótipo de veículo BAJA no CEFET-MG. Considerou-se Saberes, as capacidades configuradas em: saber fazer - habilidades técnicas; saber pensar - conhecimentos; e o saber ser e agir - atitudes. No estudo de caso e pesquisa empírica, realizada em 2016, se identificam os saberes desenvolvidos pelos participantes, avaliam-se suas interações, e se relaciona a experiência à teorização da Aprendizagem Ativa de John Dewey. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. Os instrumentos metodológicos foram: observação de campo e entrevistas. Pela Análise de Conteúdo, suas inferências e interpretações, concluiu-se que o projeto é um exemplar de um processo educativo baseado na aprendizagem ativa, viabilizado pela Aprendizagem Baseada em Problemas, promovendo a construção de competências transversais, ou seja, de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao engenheiro. | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents a research that aimed to comprehend the learning process and development of the engineer’s knowledge through the vehicle project called BAJA at CEFET-MG. Knowledge was assumed as a set of capacities: knowing how to do - linked to technical skills; knowing to think – knowledge; knowing how to be and to act - attitudes. The case study and the empirical research carried out in 2016, identify the developed knowledge by its participants, assess their interactions, and relate the experience to John Dewey’s active learning theory. This is a qualitative and descriptive research. Its methodological means were field observation and interviews. By the Content Analysis, its inferences and interpretations, this experience is an exemplary project based on active learning, in a student-centered approach, made viable through the Problem Based Learning approach that promotes the building of transversal competencies, i.e., knowledge, skills, and attitudes required for the engineers. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Trabalho & Educação permite que autores têm autorização assumam contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Trabalho & Educação <http://www.portal.fae.ufmg.br/revistas/index.php/trabedu/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 01 fev. 2017. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em engenharia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engineering education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Problem based learning | - |
| Título: dc.title | O desenvolvimento de saberes e a aprendizagem ativa na formação de engenheiros : o caso do protótipo BAJA no CEFET-MG. | - |
| Título: dc.title | The knowledge development and the active learning in engineering education : the BAJA prototype at CEFET-MG. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: