Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Luiza Barbosa de | - |
Autor(es): dc.creator | Parreiras, Joyce Aparecida Rezende | - |
Autor(es): dc.creator | Sebastião, Elza Conceição de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Glenda Nicioli da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12183 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1806-9282.65.6.870 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028204 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to assess the prevalence of medical and nonmedical use of psychiatric medication among undergraduate students of health sciences from a public university in Brasil. Another objective was to determine the frequency of nuclear morphological abnormalities in the buccal mucosa of students using psychiatric drugs. A cross-sectional study based on a Web survey was carried out with 375 health sciences undergraduate students from schools of Pharmacy, Physical Education, Nutrition, and Medicine. Additionally, spontaneous genetic damages in exfoliated cells of the buccal mucosa of 41 individuals by counting micronucleus (MN) and binucleated (BN) cells frequencies were evaluated. The results showed 76 (20.3%) of students reported the use of psychotropic drugs after enrolling in university. The majority of these students were from Pharmacy and Medicine programs, females, aged between 18-25 years old, nonsmokers, alcohol addicts, and with a family history of mental illness. In addition, Medical students, individuals with high-income, who live alone and are in the last period of the program are more likely to use psychotropic drugs. Moreover, exposure to psychiatric medication was able to increase the number of binucleated cells. These results provide evidence that the use of psychoactive drugs is increased in the academic context and may be related to the failure of the cell cycle. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: o próprio artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chromosome aberrations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drugs utilization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Título: dc.title | Increase of binucleated cells in the oral mucosa : a study on the use of psychotropics by students of a Brazilian institution. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: