Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Paula, Carmen Aparecida de | - |
Autor(es): dc.creator | Binda, Nancy Scardua | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Renata Cristina Rezende Macedo do | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Marcela Cristine de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Paiva, Beatriz Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Andressa Victoria de | - |
Autor(es): dc.creator | Assis, Aisllan Diego de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19862 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.70615/alemur.v9i2.7212 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028139 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho descreve uma experiência de atividades voltadas para o estímulo e desenvolvimento de habilidades de coordenação motora, cognitivas e sociais, individuais ou em grupos, tendo como objetivo estimular o convívio social das idosas residentes em uma instituição de longa permanência com vistas a melhorar a qualidade de vida, a partir de oficinas interativas. As atividades desenvolvidas com as idosas residentes na Instituição de Longa Permanência Para Idosos fundamentaram na acolhida, como forma de humanização do cuidado em saúde, e foram realizadas adotando práticas grupais e integrativas para promoção da saúde, prevenção de adoecimentos, com foco no acolhimento das pessoas e suas vulnerabilidades. Nas atividades iniciais, algumas participantes se mostraram apáticas, porém à medida que as atividades foram sendo desenvolvidas, as idosas ao serem estimuladas, mostraram diferentes habilidades e potencialidades, principalmente artísticas e culturais, bem como o desejo de sair do sedentarismo e do rótulo de incapazes que muitas vezes foram atribuídos a elas. O desenvolvimento das oficinas evidenciou que idosas residentes em Instituições de Longa Permanência, mesmo sendo bem acompanhadas por uma equipe multiprofissional, necessitam de uma atenção mais individualizada, considerando suas subjetividades e particularidades nos desafios do dia a dia. | - |
Descrição: dc.description | This work describes an experience of activities aimed at stimulating and developing motor coordination, cognitive and social skills, individually or in groups, with the aim of stimulating social interaction among elderly women living in a long-term care institution with a view to improving quality of life, through interactive workshops. The activities developed with elderly women living at the Long-Term Institution for the Elderly were based on welcoming, as a form of humanization of health care, and were carried out adopting group and integrative practices to promote health, prevent illnesses, with a focus on welcoming women. people and their vulnerabilities. In the initial activities, some participants appeared apathetic, but as the activities were developed, the elderly women, when stimulated, showed different skills and potential, mainly artistic and cultural, as well as the desire to get out of a sedentary lifestyle and the label of incapable. that were often attributed to them. The development of the workshops highlighted those elderly women living in Long-Term Care Institutions, even though they are well monitored by a multidisciplinary team, need more individualized attention, considering their subjectivities and particularities in everyday challenges. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Todos os documentos publicados na Alemur são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação. Fonte: Alemur <https://periodicos.ufop.br/alemur/about>. Acesso em: 23 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acolhimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição de longa permanência para idosos | - |
Título: dc.title | Oficinas do cuidado com idosas institucionalizadas em Ouro Preto - MG - relato de experiência. | - |
Título: dc.title | Care workshops for institutionalized elderly women in Ouro Preto - MG - experience report. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: