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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Pimenta, Viviane Raposo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Fabrício Valentim da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Suelen Cristina Faustino dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20374 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028131 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | No Brasil, o período entre o final dos anos 1950 e início da década de 1960 foi marcado por ações na área da alfabetização de adultos, impulsionadas por campanhas e movimentos que desenvolveram métodos e práticas pedagógicas adaptadas à realidade desses estudantes. Esses esforços não apenas visavam reduzir o analfabetismo como também promover a escolarização da população e, consequentemente, desenvolver social e economicamente o país. O golpe civil militar de 1964 desmonta as experiências de alfabetização de adultos que se desenvolviam e, de lá para cá, a alfabetização de adultos vem sendo ofertada pela sociedade civil e pelo governo com diferentes propostas. A presente pesquisa tem como objeto de estudo a oferta de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Mariana (MG). A motivação para investigar a temática decorre da experiência profissional como alfabetizadora; do envolvimento acadêmico e da participação em pesquisa anterior relacionada à EJA. Tendo em conta a legislação vigente, que assegura o direito de todos à escolarização e à alfabetização e a literatura que aponta a escassez de estudos focados na oferta de alfabetização de adultos pelo poder local, o objetivo geral do estudo é compreender a oferta de alfabetização da EJA em Mariana (MG) a partir da proposta pedagógica e curricular, do perfil dos sujeitos que compõem a educação de adultos no município, dos recursos didáticos usados na alfabetização e da política suplementar oferecida pelo município. Busca-se verificar o número de escolas e alunos dessa modalidade educacional, as matrículas nos últimos anos a fim de compreender o histórico da oferta municipal e analisar em que medida o Plano Municipal de Educação do município dialoga com as esferas estadual e federal no que diz respeito à alfabetização de jovens e adultos. Para alcançar tal compreensão, adotou-se a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso (Lüdke; André, 1986). Os instrumentos de produção de dados constituem-se de observações do espaço escolar, entrevistas semiestruturadas e análise documental, que serão analisados pela vertente compreensiva (Kaufmann, 2013) e pelo método análise de conteúdo (Bardin, 2011). A partir dos dados obtidos é possível destacar que em Mariana (MG), o fato de o município não se constituir como um sistema de ensino próprio, contribui para a inexistência de um currículo específico para a Educação de Jovens e Adultos adaptado às particularidades do contexto local. Embora existam políticas suplementares, o município enfrenta desafios significativos na adaptação de materiais didáticos adequados às necessidades dos alunos adultos, o que acarreta o uso de materiais do ensino comum. Adicionalmente, a formação docente específica para a EJA não é exigida para a atuação em turmas de alfabetização, evidenciando a necessidade de investimentos na qualificação profissional dos educadores, de modo a atender adequadamente esse público com um repertório de saberes diversificados. A análise histórica e documental revela que a EJA se configura como um campo marcado por conflitos e desafios, refletindo baixo compromisso municipal com a qualidade da oferta. Pode-se dizer que a modalidade de ensino se encontra no limiar de uma obrigação legal, ao deixar de atender as necessidades específicas dos alunos. Vale acrescentar que a implementação de práticas pedagógicas adequadas e a adoção de um currículo voltado para a realidade da EJA são essenciais para promover uma educação democrática. | - |
Descrição: dc.description | In Brazil, the period between the late 1950s and early 1960s was marked by actions in the field of adult literacy, driven by campaigns and movements that developed methods and pedagogical practices adapted to the reality of these students. These efforts aimed not only to reduce illiteracy but also to promote the schooling of the population and, consequently, socially and economically develop the country. The civil-military coup of 1964 dismantled the adult literacy experiences that were developing, and since then, adult literacy has been offered by civil society and the government. This research focuses on the provision of literacy in the Education of Young People and Adults (EJA) in the municipality of Mariana (MG). The motivation to investigate this topic stems from professional experience as a literacy teacher, academic involvement, and participation in previous research related to EJA. Considering the current legislation, which guarantees the right to schooling and literacy for all, and the literature pointing to the scarcity of studies focused on the provision of adult literacy by local authorities, the general objective of the study is to understand the provision of literacy in EJA in Mariana (MG) based on the pedagogical and curricular proposal, the profile of the individuals involved in adult education in the municipality, the didactic resources used in literacy, and the supplementary policies offered by the municipality. The study seeks to verify the number of schools and students in this educational modality, enrollments in recent years to understand the history of the municipal offer, and analyze the extent to which the Municipal Education Plan aligns with the state and federal spheres regarding youth and adult literacy. To achieve this understanding, qualitative research was adopted, using a case study approach (Lüdke; André, 1986). The data collection instruments include school space observations, semi-structured interviews, and document analysis, which will be analyzed through a comprehensive approach (Kaufmann, 2013) and the content analysis method (Bardin, 2011). Based on the data obtained, it is possible to highlight that in Mariana (MG), the fact that the municipality does not have its own education system contributes to the lack of a specific curriculum for Adult Education adapted to the particularities of the local context. Although there are supplementary policies, the municipality faces significant challenges in adapting didactic materials to meet the needs of adult students, resulting in the use of materials from regular education. Additionally, specific training for EJA teachers is not required for teaching literacy classes, highlighting the need for investment in the professional qualification of educators to adequately serve this audience with a diverse knowledge repertoire. The historical and documentary analysis reveals that EJA is a field marked by conflicts and challenges, reflecting low municipal commitment to the quality of provision. It can be said that this educational modality is on the threshold of a legal obligation, failing to meet the specific needs of students. It is worth adding that the implementation of appropriate pedagogical practices and the adoption of a curriculum tailored to the reality of EJA are essential for promoting democratic education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Título: dc.title | Alfabetização de jovens e adultos em Mariana (MG) : um estudo da oferta municipal como um direito fundamental. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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