Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Nunes, Célia Maria Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
Autor(es): dc.creator | Perucci, Leidelaine Sergio | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11549 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028079 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico. | - |
Descrição: dc.description | This article presents the results of a research whose objective was to identify and analyze institutional programs of continuing education for university professors in Brazilian public higher education institutions (federal and state). We propose the identification and analysis of these programs by means of qualitative research, of the descriptive type. Data were collected from the consultation on the institutions’ electronic pages. The results allow us to affirm that university teaching in the perspective of institutional programs is very recent and investments are still few. Many institutions do not have a specific program, but they promote training activities such as seminars, meetings, lectures, etc. We realize that university teaching developed in universities has several approaches that can serve as subsidies to think about the construction of policies of continuing education for teachers working in this segment of education as well as guide the development of new studies and discussions on the subject in the environment academic. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | A Revista de Estudos Aplicados em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim. <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1743>. Acesso em: 16 abr 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing education | - |
Título: dc.title | Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: