Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Siqueira, Kisla Prislen Félix | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, J. C. | - |
Autor(es): dc.creator | Granado, Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Bittar, Eduardo Matzenbacher | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Ana Maria de | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Roberto Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Anderson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4888 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.jssc.2013.10.015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028050 | - |
Descrição: dc.description | Ln3NbO7 (Ln=La, Pr, Nd, Sm, Eu, Gd, Tb, Dy, Ho, Er, Tm, Yb, and Lu) ceramics were obtained by molten- salt synthesis and their structures were systematically investigated by synchrotron X-ray diffraction (SXRD), second harmonic generation (SHG) and Raman spectroscopy. It was observed that ceramics with the largest ionic radii (La, Pr, Nd) crystallized in to the Pmcn space group, while the ceramics with intermediate ionic radii (Sm-Gd) exhibited different crystal structure belonging to the Ccmm space group. For this last group of ceramics, this result was corroborated by SHG and Raman scattering and ruled out any possibility for the non-centrosymmetric C 2221 space group, solving a recent controversy in the literature. Finally, according to SXRD, Tb-Lu containing samples exhibited an average defect fluorite structure (Fm3m space group). Nonetheless, broad scatter in gat forbidden Bragg reflections indicates the presence of short-range domains with lower symmetry. Vibrational spectroscopy showed the presence of six Raman-active modes, inconsistent with the average cubic fluorite structure, and in line with the existence of lower-symmetry nano-domains immersed in the average fluorite structure of these ceramics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Journal of Solid State Chemistry concede permissão para depósito deste artigo no Repositório Institucional da UFOP. Número da licença: 3577170654861. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Synchrotron X-ray diffraction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rare earth | - |
Palavras-chave: dc.subject | Niobates | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raman spectroscopy | - |
Título: dc.title | Synchrotron X-ray diffraction and Raman spectroscopy of Ln3NbO7 (Ln=La, Pr, Nd, Sm-Lu) ceramics obtained by molten-salt synthesis. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: