Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Almeida, Sheila Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13855 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i1.11469 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027990 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar uma proposta de construção de modelos em uma oficina ministrada para os bolsistas do PIBID/Biologia da Universidade Federal de Ouro Preto. Para tanto, foram analisados 14 relatos de estudantes de licenciatura que participaram de um curso de produção de modelos em argila. A partir dessa análise foi possível perceber alguns indícios recorrentes nos discursos e estabelecer categorias em relação ao processo vivido na construção dos modelos. Inicialmente, os modelos eram vistos pelos estudantes como cópia da realidade. A construção das peças levou a maioria dos estudantes a aprender sobre a estrutura representada e que os modelos como sistema de representação dos objetos, que se relacionam com a realidade, mas não representam a realidade em si. Dessa maneira, o resultado da atividade proporcionou aos estudantes a reflexão de que o conhecimento sobre as peças não é acessível de maneira direta e que a confecção das peças é uma expressão simbólica da mesma. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to analyze a proposal to build models in a workshop given to PIBID / Biology fellows at the Federal University of Ouro Preto. To this end, 14 reports from undergraduate students who participated in a clay model production course were analyzed. From this analysis it was possible to perceive some recurring evidence in the speeches and to establish categories in relation to the process experienced in the construction of the models. Initially, the models were seen by students as a copy of reality. The construction of the pieces led most students to learn about the represented structure and that the models as a system of representation of objects, which are related to reality, but do not represent reality itself. Thus, the result of the activity provided students with the reflection that knowledge about the pieces is not directly accessible and that the making of the pieces is a symbolic expression of the same. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados pela revista Insignare Scientia está sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: Revista Insignare Scientia <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/about>. Acesso em: 11 maio 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de modelo | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre a produção de modelos didáticos de biologia no PIBID. | - |
Título: dc.title | Reflections on the production of teaching models of biology in PIBID. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: