Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Edyth Priscilla Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, Luiz Gustavo | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Paula Cristina Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19992 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u125153 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027984 | - |
Descrição: dc.description | This paper analyzes continuities and changes in the constructing epistemic practices in two different instructional contexts: inquiry-based science teaching (IBST) and socioscientific issues (SSI). Based on Ethnography in Education, we followed students in an 8th-grade elementary school classroom for over a year in science lessons. We selected an event to analyze epistemic practices in discursive interactions. Considering other events over the year, the analysis of this event indicates reciprocal relationships between the IBST and SSI approaches. Inquiry-based activities fostered conscious and justified positioning by students in socio-scientific discussions. Socioscientific activities, in turn, catalysed the construction of more complex epistemic practices. Therefore, we defend the pedagogical advantages of articulations between IBST and SSI activities to support science education aims in the 21st century. | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo, analisamos continuidades e mudanças na construção de práticas epistêmicas em dois contextos instrucionais distintos: investigativo (EnCI) e sociocientífico (QSC). Baseados na Etnografia em Educação, acompanhamos estudantes de uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental ao longo de um ano em aulas de ciências. Selecionamos um evento para análise das práticas epistêmicas a partir de interações discursivas. Os resultados da análise deste evento, à luz de outros eventos ocorridos ao longo do ano, indicam relações complementares entre as abordagens EnCI e QSC. Atividades em contexto investigativo favoreceram o posicionamento consciente e justificado pelos estudantes em discussões sociocientíficas. Atividades em contexto sociocientífico, por sua vez, catalisaram a emergência de práticas epistêmicas mais complexas. Defendemos, portanto, as vantagens pedagógicas de articulações entre o EnCI e as QSC, entendidas como complementares, tendo em vista os objetivos da educação científica no século XXI. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este texto está sob a Creative Commons BY 4.0 License. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemic practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discursive interactions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socioscientific Issues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inquiry-based science teaching | - |
Título: dc.title | Inquiry-based science teaching and socioscientific issues in the classroom : connections based on the analysis of epistemic practices. | - |
Título: dc.title | Ensino de ciências por investigação e questões sociocientíficas em sala de aula : conexões a partir da análise de práticas epistêmicas. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: