Quanto custa escolher a gestão de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernandes, Rosangela Aparecida Soares-
Autor(es): dc.creatorPinto, Victor Henrique Lana-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Lucas Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:56:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:56:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20618-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5433/2317-627X.2025.v13.51102-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027864-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho teve como objetivo analisar, de forma empírica, os principais fatores determinantes de custo per capita de resíduos sólidos urbanos (RSU) nos municípios mineiros. Para isso, modelos de regressão múltipla linear foram estimados para identificar quais variáveis são relevantes para explicar os custos de manejo dos resíduos sólidos urbanos em 490 municípios mineiros em 2019. As variáveis analisadas foram: custo per capita de resíduos sólidos urbanos; execução da coleta por agente público; execução da coleta por agente privado; execução da coleta mista; não existência de coleta seletiva e o porte do município. Os resultados evidenciam que a execução pública representa a maior redução no custo de RSU, seguida pela execução mista e por fim, a execução por agente privado. Além disso, este estudo verifica que quanto menor a cidade, maiores serão os custos per capita à esfera pública, caso optem por repassar a execução do serviço de coleta ao setor privado. Concluiu-se que os custos de RSU em Minas Gerais no ano de 2019 variam a depender da forma escolhida pelas prefeituras para a prestação do serviço de coleta.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to empirically analyze the main determinants of per capita cost of urban solid waste (USW) in municipalities of Minas Gerais, Brazil. Multiple linear regression models were estimated to identify relevant variables explaining the management costs of urban solid waste in 490 municipalities in 2019. The variables analyzed included per capita cost of urban solid waste, collection executed by public agent, collection executed by private agent, mixed collection execution, absence of selective collection, and municipality size. The results indicate that public execution leads to the greatest reduction in USW costs, followed by mixed execution and finally private execution. Additionally, this study finds that smaller cities incur higher per capita costs to the public sphere if they choose to delegate collection services to the private sector. It was concluded that USW costs in Minas Gerais in 2019 vary depending on the municipality's chosen method for waste collection service provision.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsThis article is distributed under the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectMinas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectCustos de resíduos sólidos urbanos-
Título: dc.titleQuanto custa escolher a gestão de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais?-
Título: dc.titleHow much does it cost to choose urban solid waste management in Minas Gerais?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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