Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Burkowski, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Vilas Boas, Ana Alice | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:55:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:55:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6901 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027826 | - |
Descrição: dc.description | A discussão apresentada neste artigo visa esclarecer as possíveis contribuições da Dádiva para as ciências sociais, no aspecto geral, e para a Gestão Social em particular. O trabalho apoia-se em revisão bibliográfica, com destaque para as obras de Mauss, Godbout, Caillé, Martins, Freitas, Constantino e Reinhardt. Para esses autores o paradigma insere-se em uma tradição que afirma que as ciências sociais permite uma crítica radical ao utilitarismo generalizado. Contudo, para isso, deve apresentar dispositivos metodológicos capazes de fornecer novas chaves analíticas necessárias para uma descrição do funcionamento da democracia e da cidadania, a partir dos sistemas sociais concretos. O trabalho, ao apresentar uma discussão sobre teoria, método e paradigma da Dádiva, colabora para resgatar esse fenômeno e assim contribuir para uma melhor compreensão da Gestão Social. | - |
Descrição: dc.description | The argument presented in this article aims to clarify the possible contributions of Giving for the social sciences, in general appearance, and the Social Management in particular. The work is based on literature review, highlighting the works of Mauss, Godbout, Caillé, Martins, Freitas, Constantine and Reinhardt. For these authors the paradigm fits into a tradition which states that the social sciences allows a radical critique of utilitarianism widespread. However, this requires presenting methodological devices capable of providing new keys necessary for an analytical description of the functioning of democracy and citizenship, from the concrete social systems. The work by presenting a discussion of theory, method and paradigm of Giving, collaborates to rescue this phenomenon and thus contribute to a better understanding of social management. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Nau Literária estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Nau Literária <https://portalseer.ufba.br/index.php/nausocial/index>. Acesso em: 09 out. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dádiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paradigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paradigm | - |
Título: dc.title | A Dádiva como recurso metodológico na Gestão Social. | - |
Título: dc.title | The Gift as a methodological resource in Social Management. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: