
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bruno, Thaís Calcagno Vidon | - |
| Autor(es): dc.creator | Custódio, Isis Danyelle Dias | - |
| Autor(es): dc.creator | Menezes Júnior, Luiz Antônio Alves de | - |
| Autor(es): dc.creator | Meireles, Adriana Lúcia | - |
| Autor(es): dc.creator | Neves, Ana Cláudia Morito | - |
| Autor(es): dc.creator | Barroso, Sabrina Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Carraro, Júlia Cristina Cardoso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:55:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:55:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19835 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1186/s12889-024-18882-3 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027722 | - |
| Descrição: dc.description | Aim: This study aims to validate a Perceived Social Support Scale for University Students (EPSSEU) during periods of social restrictions, by focusing on family and university support. Subject and methods: This cross-sectional study was conducted with undergraduate students from a public higher education institution. The college students who participated in the study—1353 at baseline and 378 after 6 months— answered a virtual questionnaire containing questions on: sociodemographic and lifestyle data, items proposed for the EPSSEU, Satisfaction with Social Support Scale (ESSS), and Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21). Exploratory factor analysis, Cronbach’s alpha reliability analysis, as well as discriminant, convergent, and known-group validations were performed. Results: The results showed two factors support from: i) the university and ii) friends and family— which explained 61.82% of the variance in the data. The EPSSEU showed good reliability (Cronbach’s alpha = 0.796) as well as validity, with higher scores among individuals without depression, anxiety, or stress. Conclusion: The EPSSEU shows adequate psychometric qualities and may be a useful instrument for assessing university students’ social support in pandemics, social distancing, and remote teaching contexts. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This article is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, which permits any non-commercial use, sharing, distribution and reproduction in any medium or format, as long as you give appropriate credit to the original author(s) and the source, provide a link to the Creative Commons licence, and indicate if you modifed the licensed material. You do not have permission under this licence to share adapted material derived from this article or parts of it. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social support | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social restrictions | - |
| Título: dc.title | Development and validity evidence on the scale of perceived social support for university students (EPSSEU) during the period of social restrictions. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: