Um modelo de programação quadrática para a análise da viabilidade econômica da melhoria da infraestrutura de transporte em Mato Grosso.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPais, Jonnathas Marques-
Autor(es): dc.creatorTorres, Carlos Eduardo da Gama-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gustavo Peixoto-
Autor(es): dc.creatorFerraz, Diogo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:55:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:55:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20580-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.38116/ppp68art3-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027692-
Descrição: dc.descriptionO período compreendido entre 1990 e 2020 consolidou o Brasil como um dos principais produtores mundiais de soja, elevando o país à disputa com os Estados Unidos pela liderança do mercado global dessa oleaginosa. Esse período também consolidou o movimento de interiorização da produção brasileira, com o estado de Mato Grosso assumindo o protagonismo na oferta brasileira de soja. Além disso, o crescimento da produção de soja está diretamente relacionado ao aumento das exportações, especialmente para a China. A combinação entre a interiorização da produção e o aumento das exportações expôs a fragilidade da infraestrutura de transportes existente nas regiões centrais do Brasil. Nesse sentido, a escassez de alternativas de rotas intermodais configura-se como o principal obstáculo, aumentando a extensão percorrida pelo modal rodoviário, inadequado para movimentar esse tipo de carga. Diante da integração do mercado mundial de soja, os produtores de Mato Grosso não têm a possibilidade de repassar os custos logísticos mais elevados, reduzindo o preço recebido pela oleaginosa. Assim, este artigo busca mensurar os ganhos econômicos decorrentes das intervenções no sistema de transportes de Mato Grosso. Para tanto, um modelo de equilíbrio espacial foi utilizado, no intuito de representar a economia mundial da soja. Foram realizadas simulações considerando-se três obras de infraestrutura, planejadas pelo governo brasileiro, que tiveram estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) concluído ou em elaboração: i) EF-170, ou Ferrogrão; ii) EF-354, ou Ferrovia de Integração Centro-Oeste; e iii) hidrovia do rio Araguaia. Os resultados das simulações indicam a viabilidade de alguns dos resultados, apontando que a EF-170 pode gerar um aumento anual de US$ 785 milhões na receita dos produtores de soja de Mato Grosso, enquanto, por sua vez, a EF-354 proporcionaria um aumento de US$ 584 milhões na receita dos produtores mato-grossenses.-
Descrição: dc.descriptionThe period between 1990 and 2020 consolidated Brazil as one of the world’s leading producers of soybeans, raising the country to the dispute with the United States for the leadership of the global oilseed market. The aforementioned period also consolidated the movement of internalization of Brazilian soy production, with the state of Mato Grosso taking the leading role in the Brazilian offer of oilseed. Moreover, the growth in soybean production is directly related to the increase in exports, especially to China. The combination between the internalization of production and the increase of exports exposed the fragility of the existing transport infrastructure in the central regions of Brazil, in this sense, the scarcity of intermodal route alternatives is the main obstacle, increasing the length traveled by the road modal, inadequate to move this type of load. Given the integration of the world soybean market, the Mato Grosso producers do not have the possibility to pass on the higher logistic costs, reducing the price received by the oilseed. Thus, this article seeks to measure the economic gains resulting from interventions in the road system of Mato Grosso. To this end, the Spatial Equilibrium Model was used to represent the world soybean economy. Simulations were carried out with three infrastructure works, planned by the Brazilian government, which have Economic and Environmental Technical Feasibility Study (EVTEA) completed or in preparation: i) EF-170 or Ferrogrão; ii) EF-354 or Midwest Integration Railway; and iii) Araguaia River Waterway. The results of the simulations indicate favorably the feasibility of some of the interventions addressed, pointing out that EF-170 can generate an annual increase of US$ 785 million in the revenue of Mato Grosso soybean producers, while, in turn, EF-354 would provide an increase of US$ 584 million in the revenue of Mato Grosso producers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Planejamento e Políticas Públicas permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6874>. Acesso em: 15 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectInfraestrutura para transporte de soja em Mato Grosso-
Palavras-chave: dc.subjectFerrogrão - EF-170-
Palavras-chave: dc.subjectFerrovia de Integração Centro-Oeste - EF-354-
Palavras-chave: dc.subjectHidrovia do rio Araguaia-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de programação linear quadrática-
Título: dc.titleUm modelo de programação quadrática para a análise da viabilidade econômica da melhoria da infraestrutura de transporte em Mato Grosso.-
Título: dc.titleA quadratic programming model for the analysis of the economic feasibility of improving transport infrastructure in Mato Grosso.-
Título: dc.titleUn modelo de programación cuadrática el análisis de la factibilidad económica de mejorar la infraestructura de transporte en Mato Grosso.-
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