
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Karine Araújo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Yã Grossi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Karine Araújo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Yã Grossi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, June Marques | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lizarelli, Fabiane Letícia | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Carlos José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:55:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:55:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20122 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027626 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Chama-se lean office (LO) a implantação da filosofia enxuta em escritórios e processos administrativos. Originalmente, o lean era aplicado apenas na manufatura e, posteriormente, tornou-se mais frequente seu uso em outras áreas. Neste trabalho, o objetivo é analisar a adoção do LO no SENAI. Para tanto, o método foi dividido em duas partes. Na primeira, uma revisão sistemática da literatura (RSL), analisando a aplicação do LO, sua evolução, aplicabilidade, problemas, desafios e os principais benefícios. Nas bases pesquisadas identificou-se 186 artigos, sendo selecionados 33. Como principais resultados desta primeira etapa, destaca-se que o LO é aplicado em diversos setores, implantado em uma ou poucas áreas administrativas das organizações citadas. Os principais problemas identificados foram: o longo lead-time seguido por atividades despadronizadas. Os desafios mais citados foram: a resistência dos funcionários e dificuldades na mudança de cultura. Os principais benefícios relatados foram: redução de lead time, redução de custos e desperdícios. Na segunda parte, o estudo de caso analisou a adoção do LO no SENAI, com entrevistas junto aos gestores, análise de documentos internos sobre a gestão do LO e questionários sobre a adoção nas unidades de MG. Das 15 respondentes, a maioria (73%) utiliza o LO há até três anos. O mapeamento de processos foi a ferramenta mais usada (14 unidades), seguido pelo Value Stream Mapping (6 unidades). Os principais problemas identificados foram atividades despadronizadas e longos lead-times. O maior desafio foi expandir a metodologia para outros processos, enquanto a resistência à mudança e a falta de metodologia não foram considerados obstáculos significativos, diferentemente da RSL. Os principais resultados incluíram redução do lead time, processos mais simplificados e aumento da produtividade. Verificou-se que as práticas e ferramentas, assim como os problemas identificados, desafios encontrados e resultados obtidos estão, em sua maioria, condizentes com a teoria. O SENAI aplicou com sucesso a metodologia LO, podendo servir de modelo para outras instituições. Porém ainda se reforça a necessidade do lean ser uma cultura, mais do que aplicações isoladas somente em alguns processos e setores. Para ampliar a adoção do lean, recomenda-se priorizar processos que impactam mais no ensino e orientar as unidades por onde começar até, gradativamente, obter uma transformação cultural. | - |
| Descrição: dc.description | Lean office (LO) is the term used to describe the implementation of lean philosophy in offices and administrative processes. Originally, lean was applied only in manufacturing, and later its use became more frequent in other areas. The objective of this study is to analyze the adoption of LO at SENAI. To this end, the method was divided into two parts. The first part is a systematic literature review (SLR), analyzing the application of LO, its evolution, applicability, problems, challenges, and main benefits. In the databases researched, 186 articles were identified, of which 33 were selected. The main results of this first stage are that LO is applied in several sectors, implemented in one or a few administrative areas of the organizations mentioned. The main problems identified were: long lead-time followed by non-standardized activities. The most cited challenges were: employee resistance and difficulties in changing culture. The main benefits reported were: reduced lead time, reduced costs, and reduced waste. In the second part, the case study analyzed the adoption of LO at SENAI, with interviews with managers, analysis of internal documents on LO management and questionnaires on adoption at the MG units. Of the 15 respondents, the majority (73%) had been using LO for up to three years. Process mapping was the most used tool (14 units), followed by Value Stream Mapping (6 units). The main problems identified were non-standardized activities and long lead times. The biggest challenge was expanding the methodology to other processes, while resistance to change and lack of methodology were not considered significant obstacles, unlike RSL. The main results included reduced lead time, more simplified processes and increased productivity. It was found that the practices and tools, as well as the problems identified, challenges encountered and results obtained are, for the most part, consistent with the theory. SENAI successfully applied the LO methodology, and it can serve as a model for other institutions. However, the need for lean to be a culture, rather than isolated applications in only a few processes and sectors, is still reinforced. To expand the adoption of lean, it is recommended to prioritize processes that have the greatest impact on teaching and guide units on where to start until, gradually, a cultural transformation is achieved. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/04/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SENAI | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eficiência organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escritórios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
| Título: dc.title | Adoção de práticas e ferramentas do lean office : um estudo de caso no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: