O descarte correto de cosméticos no cotidiano : o ensino de química a partir de podcast com enfoque CTSA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCasela, Ivna-
Autor(es): dc.creatorSouza, Gilmar Pereira de-
Autor(es): dc.creatorTravain, Silmar Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:55:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:55:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17845-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.31417/educitec.v9.2053-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027602-
Descrição: dc.descriptionPelo incentivo ao consumo, novos produtos são fabricados pelas indústrias e consequentemente, adquiridos pelo consumidor, que os compra com a disposição de harmonizar sua aparência pessoal com seu ideal de beleza. Nesse cenário, nota-se o crescente acúmulo de resíduos químicos e embalagens cosméticas no meio ambiente, devido ao descarte incorreto desses materiais e a escassez de políticas educativas destinadas ao público consumidor. A fim de promover, em ensino remoto, a reflexão dos impactos gerados pelo descarte inadequado das embalagens cosméticas e investigar as opiniões dos participantes da pesquisa em relação à temática, foi divulgado um Podcast com o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e um formulário Google aos alunos das séries de 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio (EM) de rede pública, via WhatsApp. Os dados coletados revelaram adesão favorável à atividade, com feedbacks positivos sobre o Podcast desenvolvido, sendo observada a existência de planos de Logística Reversa em ações de diferentes empresas de produtos cosméticos e um baixo conhecimento dos alunos sobre as funções das substâncias presentes nos cosméticos. Por fim, destacou-se o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas úteis no auxílio aos processos envolvidos no ensino e aprendizagem em atividades assíncronas.-
Descrição: dc.descriptionThrough consumer encouragement, new products have been manufactured by the industry, therefore, acquired by customers, who purchase them hoping to match their appearance to their beauty ideal. In this scenario, it is noticed an increasing stock of chemical residues and cosmetic packs in the environment due to improper disposal of these materials, and the lack of educational policies for customers. Aiming to promote, in Remote Teaching, the reflection upon the impact caused by inadequate disposal of cosmetic packs, and to investigate the interviewees’ opinions regarding the topic, it was released a Podcast focusing on Science, Technology, Society, and Environment (STSE) and a Google Form to the first, second- and third-year high school students from public schools via WhatsApp. The data collected unveils favorable opinions regarding the activity, with positive feedback on the Podcast created. It showed the existence of Reverse Logistics plans in actions from different cosmetic companies, and low-level knowledge by the students on the roles of the substances in cosmetics. Lastly, it is highlighted the Digital Technologies of Information and Communication use as a helpful tool to aid the learning-teaching involving processes in asynchronous activities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectInteractividad virtual-
Título: dc.titleO descarte correto de cosméticos no cotidiano : o ensino de química a partir de podcast com enfoque CTSA.-
Título: dc.titleThe proper disposal of cosmetics in daily routine : the podcast in the chemistry teaching focusing on STSE.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.