Uma revisão sistemática sobre práticas matemáticas na educação integral e(m) tempo integral.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDeodato, André Augusto-
Autor(es): dc.creatorPinto, Marcia Maria Fusaro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:55:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:55:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20675-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1980-4415v39a240180-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027513-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo analisar características da Educação Integral e(m) Tempo Integral, reveladas em práticas matemáticas realizadas em escolas públicas brasileiras. A Teoria da Atividade foi adotada para analisar o corpus de pesquisa, produzido a partir de revisão sistemática da literatura compartilhada no Banco de Teses e Dissertações da Capes, no período de 2007 até 2024. Resultados da análise revelam tensões em parcerias público-privadas, na relativização do perfil do responsável pelo acompanhamento pedagógico, por vezes trabalhador voluntário ou de uma área de conhecimento diferente daquela típica do acompanhamento. Revelam, ainda, tensões no uso da BNCC ora como regra, individualizando a formação de um egresso que se pretende sensível a questões da coletividade, ora como artefato, percebida como parâmetro para a promoção de práticas matemáticas orientadas por metodologias alternativas ou tendências da pesquisa em Educação Matemática. Como conclusão, indica-se que a constituição de uma escola de Tempo Integral comprometida com a ampliação das experiências escolares dos estudantes demanda a proposição de políticas públicas em detrimento de programas temporários de Educação Integral.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to analyze the characteristics of Integral and Full-Time Education revealed in mathematical practices at Brazilian public schools. Activity Theory is used to analyze the research corpus produced through a systematic review of literature provided by the Capes Theses and Dissertations Data Base from 2007 to 2024. The results reveal the tensions in the emergence of public-private partnerships and the relativization of the profile of the worker responsible for pedagogical monitoring, sometimes volunteers or educators from a different area of knowledge. They also reveal an effort when using the BNCC, either as a rule, individualizing the training of a student who is expected to be educated to become sensitive to collective issues, or as an artifact, perceived as a sort of parameter for the promotion of mathematical practices guided by alternative methodologies or research trends in Mathematics Education. Finally, it is indicated that the actualization of a Full-Time school committed to expanding students' school experiences requires the proposition of long-term public policies rather than short-term Integral Education programs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas matemáticas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de tempo integral-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão sistemática-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da atividade-
Título: dc.titleUma revisão sistemática sobre práticas matemáticas na educação integral e(m) tempo integral.-
Título: dc.titleA systematic review of mathematical practices in integral and full-time education.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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