
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pires, Nair Aparecida Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Dalben, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:55:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:55:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8081 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027489 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo trata de uma pesquisa do tipo “estado da arte” sobre o tema educação musical nas escolas de educação básica, na produção da Revista da Abem, no período de 1992 a 2011. Foram mapeados 75 artigos e a coleta de dados foi feita com base na leitura dos resumos, bem como alguns artigos que não o trazem. Os trabalhos foram analisados a partir de diferentes enfoques e agrupados em três categorias: formação e prática profissional, políticas públicas e a música no contexto escolar, e outras temáticas. Os resultados trazem elementos para se pensar a pesquisa, a música e seu ensino nas escolas de educação básica. | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents a state of the art survey on music education in elementary schools, based on Abem Journal publications, between 1992 and 2011. The analysis involved a total of 75 articles and data was collected from abstracts and full-text articles, whenever abstracts were not available. The articles were analyzed from different perspectives and grouped into three broad categories: training and professional practice, public policies and music in schools, among other topics. The results indicate ways of thinking about research, music and teaching music in elementary schools. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista da ABEM estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista da ABEM <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 out. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Music education | - |
| Título: dc.title | Música nas escolas de educação básica : o estado da arte na produção da Revista da Abem (1992-2011). | - |
| Título: dc.title | Music in elementary schools : state of the art survey on publications of ABEM Journal (1992-2o11). | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: