
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mendonça, Paula Cristina Cardoso | - |
| Autor(es): dc.creator | Vargas, Isabela Breder | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:55:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:55:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17867 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p294 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027441 | - |
| Descrição: dc.description | Nesta pesquisa investigamos práticas epistêmicas que emergiram em uma abordagem de ensino com questões sociocientíficas (QSC) com foco no raciocínio ético e moral. Analisamos as interações de professores de Química em formação inicial durante o desenvolvimento de uma atividade sobre o “Consumo de carne animal”. Identificamos as práticas epistêmicas que emergiram nas discussões a partir de categorias criadas a priori e a posteriori. Para analisar o conteúdo das justificativas dos licenciandos nos baseamos nas relações entre contingente e necessário no domínio da ética e nas tendências de consideração moral das perspectivas ontológicas antropocentrismo e biocentrismo. Concluímos que a abordagem QSC e a oportunidade para desenvolvimento de práticas epistêmicas contribuíram para uma ampliação do pensamento dos licenciandos sobre as ações humanas para além do relativismo cultural, e a compreensão e diferenciação das tendências de consideração moral. Este artigo apresenta o entrelaçamento entre práticas epistêmicas e QSC de uma forma empírica em uma proposta de ensino explícito de ética, trazendo avanços para a área de Ensino de Ciências. | - |
| Descrição: dc.description | In this research we investigate epistemic practices that emerged in a teaching approach with socio-scientific issues (SSI) with a focus on ethical and moral reasoning. We analyzed the interactions of Chemistry teachers in initial training during the development of an activity on the "Consumption of animal meat". We identified the epistemic practices that emerged in the discussions from categories created a priori and a posteriori. In order to analyze the content of the undergraduates' justifications, we based ourselves on the relations between contingent and necessary in the field of ethics and on the tendencies of moral consideration of the ontological perspectives anthropocentrism and biocentrism. We conclude that the SSI approach and the opportunity to develop epistemic practices contributed to an expansion of the undergraduates' thinking about human actions beyond cultural relativism, and the understanding and differentiation of moral consideration tendencies. This article presents the intertwining between epistemic practices and SSI in an empirical way in a proposal of explicit teaching of ethics, bringing advances to the area of Science Education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas epistêmicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Questões sociocientíficas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Initial chemistry teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching of ethics and morals | - |
| Título: dc.title | Práticas epistêmicas e abordagem QSC com o foco no ensino explícito de ética e moral. | - |
| Título: dc.title | Epistemic practices and SSI approach with a focus on the explicit teaching of ethics and morals. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: