
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Costa, Lucia Maria Sá Antunes | - |
| Autor(es): dc.creator | Torres, Yuri Queiroz Abreu | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Denise Barcellos Pinheiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Maria Vitoria Horácio | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Nathalia de Carvalho de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:55:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:55:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19278 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.51358/id.v19i2.947 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027421 | - |
| Descrição: dc.description | O campus da Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem o privilégio de contar com dois projetos do mais importante paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx. Este trabalho é parte de uma pesquisa mais abrangente, voltada para a preservação e o restauro do projeto paisagístico de Burle Marx para a quadra da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, reconhecendo sua relevância como patrimônio representativo de parte de seu legado erudito para a cidade do Rio de Janeiro. Para este trabalho, a pesquisa dedica-se a explorar o caráter didático da arborização proposta no projeto paisagístico original, reconhecendo seu valor para a formação de estudantes de arquitetura. A representação gráfica do projeto original é o objeto deste trabalho, cuja aplicação de conceitos e técnicas da retórica visual auxiliam na construção de um repertório gráfico de apresentação da obra de Burle Marx. O estudo apresenta de uma nova maneira um conjunto de informações sobre as árvores e palmeiras indicadas no projeto original. Esta nova representação gráfica possibilita a construção de um ambiente exploratório, cuja visualização da informação botânica torna-se uma ferramenta a partir da qual os estudantes poderão analisar, interpretar e produzir novos significados. | - |
| Descrição: dc.description | The Federal University of Rio de Janeiro campus has the privilege of having two projects from the most important Brazilian landscape designer, Roberto Burle Marx. This paper is part of a broader research aiming at the preservation and restoration of Burle Marx’s landscape project for the Faculty of Architecture and Urbanism, acknowledging its relevance as a heritage which represents part of his scholarly legacy for the city of Rio de Janeiro. For this paper, the research explores the didactic potential of the trees and palms listed for the original landscape project, recognizing their value as a laboratory for architecture students. It looks at the graphic representation of the original landscape project, in which concepts and techniques of visual rhetoric were applied to help in the design of a graphic repertoire for the presentation of Burle Marx’s work. The study brings forward a set of information in a new way, concerning the trees and palms listed in the original project. This new graphic representation enables the framing of an exploratory environment, whose visualization of botanical information becomes a tool from which students can analyze, interpret and produce new meanings. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This work is under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License. Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: Infodesign <https://infodesign.org.br/infodesign/article/view/947>. Acesso em: 03 dez. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Burle Marx | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representação gráfica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Retórica visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arborização | - |
| Título: dc.title | Roberto Burle Marx na quadra da FAU-UFRJ : possibilidades didáticas através da representação gráfica da arborização. | - |
| Título: dc.title | Roberto Burle Marx landscape project for FAU-UFRJ : didactic possibilities through graphic representation of the trees. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: