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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Adriana Maria de | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Gustavo Meirelles | - |
Autor(es): dc.creator | Assis, Aisllan Diego de | - |
Autor(es): dc.creator | Coimbra, Mayara Dutra de | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Aline Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:55:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:55:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20025 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/oelv21n11-228 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027403 | - |
Descrição: dc.description | A partir da Lei Federal no 13.005, que estabeleceu, no Plano Nacional de Educação, a integralização de atividades extensionistas aos currículos dos cursos superiores no Brasil, em pelo menos 10% da carga horária total dos cursos em atividades extensionistas, vários documentos federais e institucionais foram produzidos com o objetivo da concretização da meta. Este estudo objetivou, por meio de projeto de programa institucional para apoio ao ensino de graduação da Pró-reitoria de Graduação da universidade, facilitar a operacionalização da curricularização da extensão no Curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. Foram desenvolvidas ações nas disciplinas “Práticas em Saúde I, II e III”, da área da Saúde Coletiva. Foi realizada análise documental sobre o assunto, além da revisão da literatura sobre o tema. Os Programas de Disciplinas e Planos de Ensino foram reelaborados, com a definição das atividades potencialmente extensionistas e suas cargas horárias. Foram definidas as habilidades e competências a serem assimiladas pelos estudantes, em cada disciplina. Foi produzido ainda organograma para operacionalização da meta pela demais disciplinas do curso. Os resultados do projeto foram apresentados ao Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do curso, além de serem amplamente divulgados nos departamentos da instituição. O projeto teve como norte a indissociabilidade da extensão com o ensino e pesquisa, princípios constitucionais da educação superior no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | From Federal Law 13,005, which established, in the National Education Plan, the integration of extension activities into the curricula of higher education courses in Brazil, in at least 10% of the total course dedicated in extension activities, several federal and institutional documents were produced with the aim of achieving this objective. This study aimed, through an institutional program project, to facilitate the operationalization of the extension curricularization in the Federal University of Ouro Preto Medicine Course. Actions were developed in the disciplines “Health Practices I, II and III”, from the area of Public Health. A documentary analysis was carried out on the subject, in addition to a literature review on the topic. The Subject Programs and Teaching Plans were re-elaborated, with the definition of potentially extension activities and their respective time allocations. The skills and competencies to be assimilated by students in each subject were defined. An organizational chart was also produced to operationalize the implementation of the objective in the other disciplines of the course. The results of the project were presented to the Structuring Teaching Nucleus and the Course's Board, in addition to being widely disseminated in the institution's departments. The project was guided by the inseparability of extension with teaching and research, fundamental principles of higher education in Brazil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | The Observatorio de La Economía Latinoamerican uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Observatorio de La Economía Latinoamerican <https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/about>. Acesso em: 01 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanização da assistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação curricular das escolas de medicina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações comunidade-instituição | - |
Título: dc.title | Avaliação da potencialidade de curricularização da extensão e elaboração de proposta para sua implantação em ações integradas à rede de saúde realizadas pelas disciplinas “práticas em saúde” do curso de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. | - |
Título: dc.title | Assessment of the potential for extension curricularization and preparation of a proposal for its implementation in actions integrated into the health network carried out by the “health practices” subjects of the medicine course at the Federal University of Ouro Preto, Minas Gerais. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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