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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Cunha, Jacqueline Kelly Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Breynner Ricardo de | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Natália Rigueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19239 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18808 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027390 | - |
Descrição: dc.description | O artigo analisa a trajetória do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a partir da percepção dos implementadores de alto escalão da instituição. Da mesma forma, analisa os relatórios de avaliação da execução do programa na instituição, no período de 2017 a 2019. O PNAES foi instituído pelo Decreto n.º 7.234/2010 com a finalidade de ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior federal, atendendo, prioritariamente, estudantes oriundos de escolas públicas de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Na UFOP, o programa é executado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, que define os critérios e a metodologia de seleção dos alunos de graduação beneficiados. A pesquisa é quanti-qualitativa, descritiva e se estrutura em três fases: (1) levantamento dos marcos legais/institucionais do programa ao nível nacional e local; (2) análise dos dados disponíveis na UFOP sobre a avaliação da execução do PNAES na instituição, no período de 2017 a 2019; (3) e entrevistas com os burocratas de alto escalão, responsáveis por ações de implementação do PNAES na PRACE. Os dados analisados revelam que, entre 2017 e 2019, em média 11.141 alunos estavam matriculados no ensino presencial na instituição. Destes, 60,7% são egressos de escola pública e 25,2% receberam auxílio financeiro via PNAES. Sobre o desempenho acadêmico, os dados informam que os bolsistas têm melhor coeficiente médio que os demais alunos, além de menor evasão. Os dados indicam que o programa na universidade contempla estudantes oriundos de escolas públicas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo para a redução de desigualdades sociais por meio da inserção e da permanência dos alunos e, consequentemente, da conclusão do ensino superior. | - |
Descrição: dc.description | The article analyzes the trajectory of the National Student Assistance Program (PNAES) at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), from the perspective of the institution's high-ranking implementers. Likewise, it intends to analyze the evaluation reports of the execution of the program in the institution, in the period from 2017 to 2019. giving priority to students from public basic education schools or with a per capita family income of up to one and a half minimum wages. At UFOP, the program is carried out by the Dean of Community and Student Affairs, which defines the criteria and methodology for selecting beneficiary undergraduate students. The research is quantitative and qualitative, descriptive and is structured in three phases: (1) survey of the legal/institutional frameworks of the program at national and local level; (2) analysis of data available at UFOP on the evaluation of the implementation of the PNAES in the institution, from 2017 to 2019; (3) and interviews with high-ranking bureaucrats, responsible for PNAES implementation actions at PRACE. The data analyzed reveal that, between 2017 and 2019, an average of 11,141 students were enrolled in face-to-face teaching at the institution. Of these, 60.7% are public school graduates and 25.2% received financial aid via PNAES. Regarding academic performance, data indicate that scholarship holders have a better average coefficient than other students, in addition to lower dropout rates. The data indicate that the program at the university includes students from public schools in a situation of socioeconomic vulnerability, contributing to the reduction of social inequalities through the insertion and permanence of students and, consequently, the completion of higher education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdades educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implementação de políticas educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional de Assistência Estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Título: dc.title | Assistência estudantil na educação superior : a trajetória do Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Título: dc.title | Student assistance in higher education : the trajectory of the National Student Assistance Program at the Federal University of Ouro Preto. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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