Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Caneschi, Washington Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Sanchez, Angelica Bianchini | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Josielda Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Camila Carrião Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Leandro Marcio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://10.0.66.27/reb.v17i0.854 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027367 | - |
Descrição: dc.description | As bactérias promovem a captação ambiental de ferro pela produção e secreção de sideróforos, que quelam o ferro e são posteriormente internalizadas para fornecer esse essencial metal ao metabolismo celular. Neste estudo, descrevemos uma sequência didática que permitirá aos estudantes de graduação isolar, purificar parcialmente e classificar os sideróforos produzidos por bactérias de diferentes ambientes. Essa proposta foi avaliada com alunos do mestrado profissional em ensino de ciências abordando parâmetros metodológicos e aprendizagem conceitual associado à metodologia. Os resultados mostraram que essa sequência didática pode trabalhar temáticas bioquímicas em conjunto com uma abordagem multidisciplinar e de baixo custo, permitindo a discussão de questões-chave em diferentes áreas do conhecimento biológico que é frequentemente negligenciada em estudos universitários. | - |
Descrição: dc.description | Bacteria promote environmental iron uptake by the production and secretion of siderophores, which sequester iron and are subsequently internalized to provide this essential metal for cellular metabolism. In this study, we describe a didactic sequence that will enable undergraduate students to isolate, partially purify, and classify siderophores produced by bacteria from different environments. This proposal was evaluated with students of professional master’s in science teaching approaching methodological parameters and conceptual learning associated with the methodology. Results shows that this didactic sequence can work biochemical contents in tandem with a multidisciplinary and low-cost approach, allowing for the discussion of key issues in different areas of biological knowledge, which is often neglected in university studies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Revista de Ensino de Bioquímica estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de Ensino de Bioquímica <http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/index>. Acesso em: 02 abr. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição de ferro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cromatografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem integrada e contextualizada | - |
Título: dc.title | Isolamento e purificação de sideróforos bacterianos : uma abordagem educacional multidisciplinar. | - |
Título: dc.title | Isolation and purification of bacterial siderophores : a multidisciplinary educational approach. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: