Entre portas abertas e muros invisíveis : a experiência escolar de um estudante autista.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá-
Autor(es): dc.contributorTorres, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorVasques, Carla Karnoppi-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Elaine Cristina Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:54:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:54:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20496-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027358-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo compreender a experiência escolar de um estudante autista a partir de sua própria narrativa, ao investigar sua percepção sobre a escola, a construção dos laços sociais e os desafios da inclusão. Justifica-se pela necessidade de ampliar a compreensão sobre a inclusão escolar de estudantes autistas a partir de suas vivências e, para isso, nos valemos de pesquisas da Psicanálise e Educação. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e fundamenta- se no método do estudo de caso, cujo principal instrumento foi a entrevista narrativa. O participante da pesquisa é Gordon, um estudante autista de 14 anos, matriculado no 8o ano do ensino fundamental em uma escola pública, que compartilha suas experiências no ambiente escolar. A análise dos dados indica que a escola, ao operar sob um modelo normativo de aprendizagem e comportamento, tende a produzir um modo de inclusão e permanência precários, marcados por atos que produzem e alimentam o autismo como estigma, podendo produzir sofrimento e até evasão. No entanto, os resultados também demonstram que, apesar dos desafios, a experiência escolar pode favorecer a inscrição do sujeito autista na cultura, a construção de laços sociais e o acesso ao conhecimento. Conclui-se que a efetividade da inclusão escolar também depende do reconhecimento da singularidade como valor e não como empecilho, por meio da exigência de adaptações institucionais e pedagógicas que promovam um ambiente educacional acessível e respeitoso às diferenças. A pesquisa contribui para o debate sobre as políticas inclusivas e reforça a importância de considerar as vozes dos próprios estudantes na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to understand the school experience of an autistic student based on his own narrative, investigating his perception of school, the construction of social ties and the challenges of inclusion. It is justified by the need to broaden the understanding of the school inclusion of autistic students based on their experiences and, to this end, we draw on research from Psychoanalysis and Education. The research adopts a qualitative approach and is based on the case study method, with the narrative interview as its main instrument. The research participant is Gordon, a 14-year-old autistic student enrolled in the 8th grade of elementary school in a public school, who shares his experiences in the school environment. Data analysis indicates that the school, when operating under a normative model of learning and behavior, tends to produce a precarious mode of inclusion, marked by acts that produce and feed autism as a stigma, which can cause suffering to the subject and even school dropout.. However, the results also demonstrate that, despite the challenges, the school experience can favor the inclusion of the autistic subject in the culture, the construction of social ties and access to knowledge. It is concluded that the effectiveness of school inclusion also depends on the recognition of singularity as a value and not as an obstacle, requiring institutional and pedagogical adaptations that promote an accessible educational environment that respects differences. The research contributes to the debate on inclusive policies and reinforces the importance of considering the voices of the students themselves in the construction of a truly inclusive school.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de estudo de casos-
Título: dc.titleEntre portas abertas e muros invisíveis : a experiência escolar de um estudante autista.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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