A avaliação de desempenho docente na região dos Inconfidentes/MG sob a perspectiva de desenvolvimento profissional dos professores.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.contributorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Regina Magna Bonifácio de-
Autor(es): dc.contributorNunes, Célia Maria Fernandes-
Autor(es): dc.contributorMilitão, Andréia Nunes-
Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de-
Autor(es): dc.contributorSilva Peña, Ilich Antonio Silva-
Autor(es): dc.creatorSampaio, Ana Maria Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:54:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:54:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027355-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionNo Brasil, os baixos índices de desempenho dos alunos nas avaliações de larga escala e as estratégias políticas dos anos de 1990 que tiveram como intuito alavancar a qualidade e eficiência dos serviços públicos, dentre eles, a educação, influenciaram na crescente formulação e implementação de políticas de Avaliação de Desempenho Docente (ADD) por parte de diversas secretarias de educação do país (estaduais e municipais). Assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar os modelos de ADD propostos pelas redes públicas de ensino municipal da Região dos Inconfidentes/MG, tendo em conta as percepções dos professores e avaliadores, frente ao Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). O estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa: Formação e Profissão Docente (FOPROFI), no âmbito do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto/MG e foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que adotou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na produção de dados, foram utilizados questionários de caracterização e entrevistas semiestruturadas. O estudo contou com a participação de 10 professores (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e 10 avaliadores da ADD (coordenadores e diretores de escolas), todos pertencentes às redes públicas municipais de ensino da referida região, composta pelos municípios de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto. Dentre outras legislações, o aparato legal investigado privilegiou os Planos Municipais de Educação e os Planos de Carreira do Magistério, referentes ao lócus da pesquisa. A análise documental revelou que os modelos de ADD investigados, a partir dos planos de carreira, vêm sendo regidos pelo princípio do desempenho, com foco na produtividade, competência e eficiência. Para tanto, se apropria de uma linguagem do campo empresarial e de cunho operacional, desmerecendo as peculiaridades e subjetividades inerentes à profissão de professor. Os planos de carreira não apontam perspectivas formativas, advindas dos resultados encontrados na ADD, e apresentam um acentuado viés de julgamento voltado para questões de ordem burocrática. Além disso, nenhuma das redes públicas municipais de ensino investigadas possui lei específica direcionada para a regulação da ADD. A partir das falas dos participantes, percebeu-se que os modelos de ADD utilizados nas redes públicas municipais de ensino da Região dos Inconfidentes, ao invés de se revelarem como políticas indutoras de Desempenho Profissional Docente (DPD), são apontados como mecanismo burocrático, com fins fundamentais de intervir na concessão da progressão horizontal da carreira dos professores. Os resultados mostraram ainda que os modelos de ADD estudados desperdiçam: 1) o viés formativo, passível de ser alcançado por meio de feedbacks que, por sua vez, precisam observar a formação dos avaliadores, elementos da valorização da carreira, as condições de trabalho, as relações interpessoais dentro das escolas e as condições socioeconômicas dos alunos; 2) o viés organizacional, tendo em vista as contribuições que a ADD pode oferecer para o levantamento de indicadores capazes de interferir na qualidade do desempenho gestor das Secretarias Municipais de Educação, a quem cabe prezar por processos de DPD e pela melhoria dos processos educativos. O estudo apontou aspectos que podem nortear o desenho de novos modelos de políticas de ADD e a necessidade de uma avaliação sistêmica das redes de ensino investigadas, que envolva as unidades escolares e as secretarias municipais de educação. Mostrou-se, assim, como uma pesquisa capaz de possibilitar outros olhares, interpretações, ressignificações e reorganizações desse tipo de avaliação por parte dos órgãos gestores de educação municipal, dos professores, dos avaliadores e das comunidades escolares.-
Descrição: dc.descriptionIn Brazil, low student performance rates in large-scale assessments and political strategies in the 1990s that aimed to boost quality and efficiency of public services, including education, influenced the increasing formulation and implementation of Teaching Performance Assessment (ADD) policies by various education departments in the country (state and municipal). Thus, this research aimed to analyze the ADD models proposed by public municipal education networks in the Inconfidentes Region/MG, considering the perceptions of teachers and evaluators, regarding Teaching Professional Development (DPD). The study is linked to the Research Group: Training and Teaching Profession (FOPROFI), within the scope of the Postgraduate Program at the Federal University of Ouro Preto/MG and was financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). This is a research with a qualitative approach, which adopted bibliographic, documentary and field research as technical procedures. In data production, characterization questionnaires and semi-structured interviews were used. The study included the participation of 10 teachers (Early Childhood Education and Elementary Education I) and 10 ADD evaluators (coordinators and school directors), all belonging to municipal public education networks in that region, made up of the municipalities of Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana and Ouro Preto. Among other legislation, the legal apparatus investigated privileged the Municipal Education Plans and the Teaching Career Plans, referring to the locus of research. Document analysis revealed that the ADD models investigated, based on career plans, have been governed by the principle of performance, with a focus on productivity, competence, and efficiency. To this end, it uses language from the business and operational fields, belittling the peculiarities and subjectivities inherent to the teaching profession. The career plans do not indicate training perspectives, arising from the results found in the ADD, and present a pronounced judgment bias towards bureaucratic issues. Furthermore, none of the municipal public education networks investigated have a specific law aimed at regulating ADD. From the participants' statements, it was noticed that the ADD models used in municipal public education networks in the Inconfidentes Region, instead of revealing themselves as policies that induce Teaching Professional Performance (DPD), are seen as a bureaucratic mechanism, with fundamental purposes of intervening in granting horizontal career progression to teachers. The results also showed that the ADD models studied waste: 1) the training bias, which can be achieved through feedback that, in turn, needs to observe the training of evaluators, elements of career enhancement, working conditions, interpersonal relationships within schools and the socioeconomic conditions of students; 2) the organizational bias, taking into account the contributions that the ADD can offer to the survey of indicators capable of interfering in the quality of the managerial performance of the Municipal Education Departments, which are responsible for valuing DPD processes and improving educational processes. The study highlighted aspects that can guide the design of new ADD policy models and the need for a systemic assessment of the education networks investigated, involving school units and municipal education departments. It thus proved to be a research capable of enabling other perspectives, interpretations, resignifications and reorganizations of this type of assessment by municipal education management bodies, teachers, evaluators and school communities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectCarreira profissional-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de educação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de ensino fundamental-
Título: dc.titleA avaliação de desempenho docente na região dos Inconfidentes/MG sob a perspectiva de desenvolvimento profissional dos professores.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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