A relação entre a álgebra da formação inicial e o conhecimento algébrico requerido na prática docente escolar : distanciamento ou proximidade?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Plínio Cavalcanti-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Plínio Cavalcanti-
Autor(es): dc.contributorMozzer, Nilmara Braga-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Regina Magna Bonifácio de-
Autor(es): dc.contributorCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Maria Cristina Costa-
Autor(es): dc.creatorRegis, Flávia Christiane do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:54:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:54:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027350-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionHá pelo menos duas décadas, a literatura vem destacando a complexidade do conhecimento matemático requerido na prática docente escolar e apontando a necessidade de estudos que investiguem se esse conhecimento matemático é efetivamente abordado nos processos de formação de professores de matemática no Brasil. Nessa direção, a presente pesquisa busca responder à seguinte questão de investigação: Que relação existe entre os conhecimentos de natureza algébrica demandados pela prática docente escolar e os conhecimentos de natureza algébrica prescritos pelos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática da USP/SP e da UFRJ? A investigação restringe-se a dois temas: desenvolvimento do pensamento algébrico na escola e erros e misconceptions de natureza algébrica de alunos da escola. A produção de dados se dá por meio de revisão bibliográfica e análise documental. Parte da literatura especializada no ensino e aprendizagem da álgebra escolar é revisada, com o propósito de elencar conhecimentos demandados pela prática docente no trabalho com cada um dos temas, na escola. A análise documental tem como foco a identificação dos conhecimentos prescritos pelos dois currículos em estudo. Para identificar os conhecimentos prescritos para a formação do professor foram analisados ementas, programas e bibliografias das disciplinas obrigatórias dos cursos diurnos de Licenciatura em Matemática da USP/SP e da UFRJ. As respostas à questão de pesquisa são construídas com base no referencial teórico constituído pelos modelos “Matemática Escolar e Matemática Acadêmica” e “Conhecimento Matemático para o Ensino”. As análises apontam um distanciamento profundo entre os conhecimentos requeridos na prática docente escolar e os conhecimentos prescritos pelos currículos, para cada uma das instituições formadoras e em relação a cada um dos temas. Esse distanciamento se mostra, entre outras formas, através de uma predominância clara, em praticamente todas as ementas de disciplinas obrigatórias que tratam de conhecimentos de natureza algébrica, do objetivo de levar o licenciando a construir uma visão acadêmica da matemática a ser ensinada na escola.-
Descrição: dc.descriptionFor at least two decades the specialized literature has highlighted the complexity of the mathematical knowledge required in school teaching practice and pointed out the need for studies on whether this knowledge is effectively addressed in mathematics teacher education programs. Towards contributing to these studies our research seeks to answer the following question: What is the relationship between the knowledge required by school teaching practice, according to the specialized literature, and the mathematical knowledge prescribed by the curricula of the (Mathematics) Teacher Education Programs at USP/SP and UFRJ? The investigation restricts itself to two fundamental themes in school teaching: the development of algebraic thinking and errors and misconceptions of algebraic nature. Reviewing part of the specialized literature on these themes, we identified some key aspects of the knowledge required in school teaching practice. Syllabuses, programs, and bibliographies referred to the mandatory disciplines of the two Mathematics Teacher Education Programs were analyzed to get access to the knowledge prescribed by each curriculum. The answers to the research question are supported by two theoretical frameworks: one based on the distinction between School Mathematics and Academic Mathematics and the other being the Mathematical Knowledge for Teaching model. Results indicate a profound gap between the knowledge required in school teaching practice (related to the two themes) and the corresponding ones prescribed by the two curricula. This gap is shown, among other ways, by a clear tendency, noted in both curricula, of leading the prospective mathematics teacher to construct an academic vision of school mathematics.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/07/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - matemática - superior-
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebra-
Título: dc.titleA relação entre a álgebra da formação inicial e o conhecimento algébrico requerido na prática docente escolar : distanciamento ou proximidade?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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