Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rangel, Marcelo de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Rangel, Marcelo de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Mollo, Helena Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Valdei Lopes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Ildenilson Meireles | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Marcella Regina Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10600 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027333 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca compreender o século XVIII interpretando-o através de um campo específico, que é o da estética. Parte-se da premissa de que as discussões e tratados sobre estética – especialmente em torno dos juízos, valores, costumes e maneiras – irão fundamentar, de certa forma, um padrão de conduta desejável no âmbito sócio-político. Através da filosofia moral de Adam Smith, especialmente, serão analisados os desdobramentos da intensificação das atividades comerciais ao longo do Setecentos na sociedade britânica. Procurarei demonstrar como o desenvolvimento das atividades comerciais foi de fundamental importância para o surgimento de uma disposição liberal do pensamento – com o foco na experiência –, a qual permitiu a elaboração de uma nova concepção de homem e seu papel na sociedade. Em outras palavras: como o próprio campo da estética foi utilizado para apontar questões e denunciar problemas advindos do desenvolvimento comercial – como a corrupção estruturante dos valores e a degeneração dos costumes –, ao mesmo tempo em que nele se buscou a solução de tais problemas via uma educação ético-moral e sentimental. | - |
Descrição: dc.description | This work seeks to understand the eighteenth century by interpreting it through the aesthetics field. The premise is that the discussions and treatises on aesthetics - especially around judgments, values, customs and manners – will, to a certain extent, provide a desirable pattern of conduct in the socio-political sphere. Through the moral philosophy of Adam Smith, especially, I will be analyzing the unfolding of the intensification of the commercial activities throughout the eighteenth century in the British society. I will demonstrate how the development of commercial activities was of fundamental importance for the emergence of a liberal disposition of thought – with focus on experience – which allowed the elaboration of a new conception of man and his role in society. In other words, how the field of aesthetics itself was used to point out questions and denounce problems arising from commercial development – such as corruption structuring values and the degeneration of customs – while at the same time seeking to solve such problems via an ethical-moral and sentimental education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adam Smith | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comércio | - |
Título: dc.title | Virtudes e sentimentos : estética, moral e formação da modernidade. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: