Knowledge of mathematics and its teaching expressed by teachers when discussing external assessment.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRodrigues Junior, José Carlos-
Autor(es): dc.creatorJanuario, Gilberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:54:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:54:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20788-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.37001/ripem.v15i1.4366-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027319-
Descrição: dc.descriptionThe aim of the study was to discuss the knowledge that teachers express about the curriculum and external assessment of Mathematics, as expressed in the set of Proeb (Program for the Evaluation of the Public Basic Education Network) documents. This is a case study, in which the analysis was based on the statements made by teachers when they took part in continuing training, the emphasis of which was on the curriculum and the relationship with the results of the external Mathematics assessments in the 9th year of Proeb. The theoretical framework refers to knowledge for teaching, considering knowledge of the content, knowledge of the approach to the content and knowledge of planning. The results show that the teachers correctly associate the descriptors assessed with the prescribed skills, but due to the demand for activities and the lack of time, they express difficulties in reading and interpreting the results of theassessments. They also reported students' difficulty in memorizing formulas and concepts, justifying the low assertiveness of certain items because they were unable to understand the teaching strategies and concepts involved, including difficulty in interpreting the statements.-
Descrição: dc.descriptionO estudo objetivou discutir o conhecimento que os professores manifestam sobre currículo e avaliação externa de Matemática, expresso no conjunto de documentos do Proeb. Trata-se de um estudo de caso, em que a análise foi realizada a partir das enunciações de professores ao participarem de uma formação continuada, cuja ênfase foi o currículo e a relação com os resultados das avaliações externas de Matemática no 9º do Proeb. O referencial teórico reporta-se aos conhecimentos para o ensino, considerando o conhecimento do conteúdo, conhecimento sobre a abordagem do conteúdo e conhecimento sobre planejamento. Os resultados mostram que os professores associam corretamente os descritores avaliados com as habilidades prescritas, mas em função da demanda de atividades e a falta de tempo, expressam possuir dificuldades com a leitura e interpretação dos resultados das avaliações. Também relataram a dificuldade dos estudantes em memorizar fórmulas e conceitos, justificando a baixa assertividade de determinados itens, por não conseguirem compreender as estratégias de ensino e os conceitos envolvidos, incluindo a dificuldade na interpretação dos enunciados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectProeb-
Palavras-chave: dc.subjectExternal assessments-
Título: dc.titleKnowledge of mathematics and its teaching expressed by teachers when discussing external assessment.-
Título: dc.titleConhecimentos da matemática e seu ensino manifestados por professores ao discutir avaliação externa.-
Título: dc.titleConocimientos sobre matemáticas y su enseñanza expresados por los docentes al discutir la evaluación externa.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.