Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lopes, Paulo Filipe Trindade | - |
Autor(es): dc.creator | Luz, José Aurélio Medeiros da | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Tiago Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Leandro Geraldo Canaan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18746 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/0001-3765202320210008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027285 | - |
Descrição: dc.description | Blast-induced vibration may be harmful to facilities in the vicinity of operating mines, mainly causing structural damage and human discomfort. This study presents an application of multivariate statistics to predict vibration levels regarding their potential to cause structural damage and human discomfort. An extensive seismic monitoring campaign was executed in a large open-pit iron ore mine, near a small village, to gather a dataset for a predictive multivariate analysis. Ten blasting events have produced a dataset of 158 valid measurements. Three classes of vibration peak velocity were adopted from legal standards, which later supported a cluster analysis. Then, it was possible to compare how much these two classification modalities respond to discriminant analysis. The next step was to carry out a principal component analysis (PCA) from the original database, and, comparatively, to plot both the scores concerning the classes derived from the vibration standard and those from the groups obtained from cluster analysis. PCA has considerably explained the data variability, while the three classes from cluster analysis resulted very similar to the corresponding ones from the vibration standards. The results have demonstrated that multivariate statistics may be applied to manage blasting-induced vibration and its deleterious effects with few adjustments and automation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rock blasting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vibration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multivariate analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cluster analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminant analysis | - |
Título: dc.title | Statistical analysis of blast-induced vibration near an open pit mine. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: