Resources of curriculum materials that induce teachers' professional knowledge of the additive conceptual field.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSouza, Iolanda Márcia de-
Autor(es): dc.creatorJanuario, Gilberto-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Paula Perovano dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:54:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:54:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19456-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.37001/ripem.v14i2.3742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027275-
Descrição: dc.descriptionAssuming that curriculum materials reverberate the knowledge of teachers, we sought to identify and discuss resources of the materials, related to the additive field, which induce professional knowledge in Mathematics. Through a documentary analysis of three 2nd, 3rd and 4th grade Mathematics Teacher's Manuals, the addition and subtraction problems were mapped and analyzed; the texts presenting the material and the units corresponding to the mapped problems were analyzed, as well as the specific guidelines for working with these problems. Considering the Conceptual Fields Theory and the Knowledge of Knowledge of Curriculum Embedded Mathematics as references, we identified a variety of problem classes, as well as guidelines on the different meanings of operations. We observed weaknesses in the approach taken in the 2nd grade Manual corresponding to the addition and subtraction approach, to the detriment of the other Manuals. We noted the absence of explicitly stated information in the three manuals, which may have an impact on the way teachers read and interpret the guidelines, and evaluate the problems, implying the teaching knowledge mobilized or constructed.-
Descrição: dc.descriptionAssumindo que materiais curriculares reverberam o conhecimento de professores, buscou-se identificar e discutir recursos dos materiais, relativos ao campo aditivo, que induzem o conhecimento profissional docente em Matemática. Por meio de uma análise documental em três Manuais do Professor, de Matemática do 2°, 3° e 4° anos, foram mapeados e analisados os problemas de adição e subtração; analisados os textos de apresentação do material e das unidades correspondentes aos problemas mapeados, e as orientações específicas ao trabalho com esses problemas. Considerando a Teoria dos Campos Conceituais e o Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo como referenciais, identificamos uma variedade de classes dos problemas, bem como orientações sobre os diferentes significados das operações. Observamos fragilidade na abordagem assumida no Manual do 2° ano correspondente à abordagem de adição e subtração em detrimento aos outros Manuais. Evidenciamos a ausência de informações explicitamente declaradas nos três Manuais, o que pode impactar sobre o modo como professoras leem e interpretam as orientações, e avaliam os problemas, implicando o conhecimento docente mobilizado ou construído.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum materials-
Palavras-chave: dc.subjectAdditive field-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional teaching knowledge-
Título: dc.titleResources of curriculum materials that induce teachers' professional knowledge of the additive conceptual field.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.