Efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMatos, Daniel Abud Seabra-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Erica Castilho-
Autor(es): dc.creatorLeite, Walter Lana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:54:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:54:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16240-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3499-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027252-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é analisar o efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática, considerando como variável mediadora o tipo de escola (pública ou particular). A base de dados foi a pesquisa Geres. Utilizamos Modelagem de Equações Estruturais, juntamente com o método cluster-robust standard errors. Usamos as variáveis: NSE, sexo, raça, proficiência em matemática e tipo de escola. Em quatro dos cinco modelos ajustados, o efeito indireto foi significativo a um nível de 5% e todos apresentaram sinal positivo. Em quatro modelos, aconteceu uma mediação completa, na qual não existe efeito direto, apenas o efeito indireto (o efeito do NSE só se manifestou por meio do tipo de escola). Apesar de o NSE ter uma forte associação com o desempenho dos alunos, grande parte dessa relação parece acontecer por meio do tipo de escola.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is to analyze the indirect effect of socioeconomic status on mathematics proficiency, considering as mediating variable the type of school (public or private). The database was the Geres survey. We used the Structural Equation Modeling, along with cluster-robust standard errors method. The variables were: socio- economic status, gender, race, mathematics proficiency, and type of school. In four of the five models fitted, the indirect effect was significant at a level of 5% and all showed positive sign. In four models, a complete mediation occurred, where there was no direct effect, but only the indirect effect (the effect of socioeconomic status only manifested through the type of school). Despite the fact that socioeconomic status has a strong association with the performance of the students, much of this relationship seems to happen through the type of school.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Meta permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2555> . Acesso em: 27 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem de equações estruturais-
Título: dc.titleEfeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática.-
Título: dc.titleIndirect effect of socioeconomic status on mathematics proficiency.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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