Investigando o espaço dedicado aos conhecimentos matemáticos próprios da docência em cursos de licenciatura em matemática de um instituto federal mineiro.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Cristina-
Autor(es): dc.contributorPaula, Enio Freire de-
Autor(es): dc.contributorSilva, José Fernandes da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maria de Fátima Dias da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:54:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:54:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18242-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027238-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo investiga se e como os conhecimentos matemáticos próprios da docência participam da formação inicial de professores de Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados por um Instituto Federal de Minas Gerais. Ele foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1: Formação de Professores que ensinam Matemática, do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que se fundamenta na literatura referente aos conhecimentos matemáticos próprios da docência, mais especificamente, nas noções de matemática acadêmica e matemática escolar desenvolvidas por Moreira e colaboradoras e no modelo teórico do conhecimento matemático para o ensino desenvolvido por Ball e colaboradores. A coleta de informações e a produção de dados envolveram documentos (ementas, matrizes curriculares e Projeto Pedagógico do Curso) dos três cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal em estudo, respostas dadas a um questionário e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro docentes deles. Os dados foram triangulados e analisados à luz do referencial teórico. Os resultados indicam que predomina nos Projetos Pedagógicos dos Cursos estudados uma compreensão da Matemática como sendo a matemática acadêmica (entendida como única e universal). Ainda que as matrizes curriculares, ementas e bibliografias básicas das disciplinas dessas Licenciaturas estejam em consonância com as normativas legais, observam-se poucas oportunidades de mobilização de conhecimentos matemáticos para o ensino. Mesmo nas disciplinas da Educação Matemática, nas de Estágio Supervisionado ou naquelas voltadas para a Prática como Componente Curricular, verifica-se certo distanciamento das discussões próprias da matemática escolar e certa ênfase na promoção de metodologias, técnicas e abordagens para o ensino de conteúdos. A análise também evidenciou que os docentes vêm de uma formação pautada na lógica do modelo 3+1 e parecem perceber a matemática acadêmica como central na formação de professores de Matemática, entendendo-a como o “conhecimento específico” da Licenciatura em Matemática. Porém, todos(as) se mostraram envolvidos com a formação dos futuros professores, preocupando-se tanto com a construção dos conhecimentos matemáticos (matemática acadêmica) quanto com outros saberes matemáticos (do dia a dia). Todos(as) defendem uma aproximação com a escola (e suas questões) e parecem compreender que “a” Matemática proporcionada pelo curso não é suficiente para atender às demandas da sala de aula. Em síntese, o estudo conclui que o espaço dedicado aos conhecimentos matemáticos próprios da docência ainda é bem limitado; porém, existe uma mobilização por parte dos docentes em prol da formação profissional de seus licenciandos. Espera-se que os resultados deste trabalho tanto contribuam para o desenvolvimento do campo da formação de professores de Matemática quanto promovam reflexões acerca da formação inicial de professores de Matemática que se reflitam nos documentos e nas práticas pedagógicas dos cursos de Licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionThe current investigation critically assesses the integration of mathematical knowledge specific to teaching within the foundational training of mathematics educators enrolled in Mathematics Degree programs offered by a Federal Institute in Minas Gerais. The study is situated within Research Line 1: Training of Mathematics Teachers, a component of the Master's Degree program in Mathematics Education at the Federal University of Ouro Preto. Employing an exploratory and qualitative methodology, this research draws upon pertinent literature related to mathematical knowledge specific to teaching. Specifically, it delves into the conceptual frameworks of academic mathematics and school mathematics, as expounded by Moreira and collaborators. Additionally, the study incorporates the theoretical construct of mathematical knowledge for teaching proposed by Ball and her collaborators. The data collection process involved a meticulous review of documents such as syllabi, curricular matrices, and the Course Pedagogical Project across the three Mathematics Degree programs under scrutiny at the Federal Institute. Furthermore, responses from a structured questionnaire and insights derived from semi-structured interviews with four faculty members were integral to the research process. The data underwent triangulation and thorough analysis within the framework of the theoretical construct. The results underscore a predominant perspective that characterizes Mathematics as an academic discipline, denoting its status as a distinct and universal field of study. This perception is evident in the Pedagogical Projects associated with the examined courses. Despite compliance with legal regulations concerning curricular matrices, syllabi, and basic bibliographies for these degree programs, the study highlights a limited integration of opportunities to apply mathematical knowledge for teaching purposes. Even within courses explicitly dedicated to Mathematics Education, Supervised Internships, or those emphasizing Practice as a Curricular Component, a noticeable gap exists in addressing discussions specific to the mathematics teaching. Rather, there is a conspicuous emphasis on fostering methodologies, techniques, and approaches for delivering content. The analysis further reveals that instructors often undergo training based on the 3+1 model, and there is a prevalent perception that academic mathematics plays a central role in the preparation of Mathematics teachers, deemed as the "specific knowledge" integral to the Mathematics Degree. Notwithstanding these observations, all participants actively contribute to the preparation of future educators, demonstrating a collective commitment to fostering the development of both academic mathematical knowledge and other forms of mathematical understanding, including real-world applications. Each individual advocates for a school-centric approach, acknowledging the broader challenges within the educational context. There is a collective recognition that the theoretical foundation provided by the course alone is insufficient to address the diverse demands encountered in the classroom. In conclusion, the study underscores the persistently limited emphasis on mathematical knowledge specific to teaching within the academic framework. Nevertheless, there is a discernible commitment among educators to enhance the professional development of their graduates. It is anticipated that the outcomes of this research will not only contribute to the advancement of the field of mathematics teacher training but also prompt thoughtful considerations regarding the initial preparation of mathematics teachers, influencing both the documents and pedagogical practices within Mathematics Degree courses.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/04/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutos federais de educação, ciência e tecnologia-
Título: dc.titleInvestigando o espaço dedicado aos conhecimentos matemáticos próprios da docência em cursos de licenciatura em matemática de um instituto federal mineiro.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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