Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Reis, Renata Lima Santiago dos | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Cristina de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17446 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027225 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa investiga possibilidades de Educação Ambiental Urbana tendo como objeto de estudo as percepções e as vivências ambientais de estudantes do ensino fundamental da rede pública de Ouro Preto/MG. Diante desse desafio, pautamos nosso trabalho na perspectiva dos diferentes modos de existir e de ser dos sujeitos em seu território, apresentadas na abordagem da Educação Ambiental desde el Sur, bem como nas produções autorais resultado de problematizações desenvolvidas por investigadores da sociobiodiversidade enquanto conteúdo escolar. Considerando que a construção histórica de Ouro Preto também se fez nas relações sociais e ocupação territorial ao longo do tempo, ponderamos que é preciso ver e sentir Ouro Preto para além do Centro Histórico, Patrimônio Mundial da Humanidade. A pesquisa apresentará uma abordagem qualitativa e envolverá a análise textual discursiva. Por meio da oficina e das bionarrativas produzidas pretende-se compreender o contexto dos sujeitos da pesquisa, ou seja, a relação dos estudantes com o território, buscando compreender as construções ideológicas, políticas, culturais, sociais que estão presentes no conteúdo das bionarrativas. Acreditamos que atividades de educação ambiental pautadas na percepção dos estudantes e voltadas para o território podem favorecer a ampliação das experiências, das concepções e consequentemente da percepção ambiental dos sujeitos participantes da pesquisa. | - |
Descrição: dc.description | This research investigates possibilities of Environmental Urban Education, focusing on, as an object of study, the student’s environmental perceptions and experiences, from primary public school in Ouro Preto/MG. In the face of this challenge, we are guided by the perspective of different ways of existing and being in the territory, presented by the Environmental Education desde el Sur approach, as well as by the author productions, resulting from developed problematizations by socio biodiversity investigators while school content. Considering Ouro Preto’s historical construction is also made in social relationships and territorial occupation throughout time, we weighed that Ouro Preto must be seen and felt beyond the Historic Center, Heritage of Humanity Site. This study will show a qualitative approach and will involve discourse textual analysis. Through the workshop and the bionarratives produced, we hope to comprehend the context of the research subjects, which is the relationship between the students and the territory, looking for the ideological, political, cultural, social constructs included in the content of the bionarratives. We believe that activities of environmental education based on the students’ perception and focused on the territory may favor the experiences, conceptions and, consequently, environmental perception of the subjects participating in the research. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Todos los documentos publicados en esta revista Bio-Grafía se distribuyen bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Bio-Grafía <https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/index>. Acesso em: 28 mar. 2023. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación ambiental Desde el Sur | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bionarrativas sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversity caravan | - |
Título: dc.title | Bionarrativas sociais e a educação ambiental : um estudo das percepções e vivências ambientais de estudantes de uma escola pública na cidade de Ouro Preto. | - |
Título: dc.title | Social bionarratives and the environmental education : a study of environmental perceptions and experiences of students of a public school in Ouro Preto city. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: