
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11379 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027223 | - |
| Descrição: dc.description | Existe a necessidade da proposição de um currículo baseado na etnomatemática que encoraje os professores na identificação das práticas de ensino e aprendizagem e as suas ações pedagógicas. O objetivo geral desse trabalho teórico é discutir a proposta pedagógica fundamentada no currículo Trivium proposto por D’Ambrosio, composto pela literacia, materacia e tecnoracia, que possbilita o desenvolvimento de atividades escolares embasadas na etnomatemática e na modelagem. Nesse currículo, a literacia é a capacidade que os alunos possuem de processar as informações presentes em suas vidas diárias; a materacia é a capacidade que os alunos possuem de interpretar e analisar os sinais e códigos com o objetivo de propor modelos matemáticos para encontrar soluções para os problemas enfrentados diariamente e a tecnoracia é a capacidade que os alunos possuem de utilizar e combinar diferentes instrumentos para auxiliá-los na resolução desses problemas. Nesse currículo, a numeracia também desempenha um papel importante para o seu desenvolvimento. | - |
| Descrição: dc.description | Here, the authors discuss the necessity for proposing an ethnomathematics-based curriculum that encourages teachers to identify learning-teaching practices and its pedagogical actions. The main objective of this theoretical paper is to outline a proposal grounded on D’Ambrosio’s Trivium curriculum composed of literacy, matheracy, and technoracy that encourages the development of school activities based on ethnomathematics and modelling foundations. In this curriculum, literacy is the capacity students possess to process information present in their daily lives, matheracy is the capacity students possess to interpret and analyze signs and codes in order to propose mathematical models to find solutions for problems faced daily, and technoracy is the capacity students possess to use and combine different instruments in order to help them to solve these problems. In this curriculum, numeracy also plays an important role in its development. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial. Fonte: Educação Matemática Pesquisa <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 07 nov. 2016. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literacia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materacia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnoracia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Numeracia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
| Título: dc.title | Propondo um currículo trivium fundamentado nas perspectivas da etnomatemática e da modelagem. | - |
| Título: dc.title | Proposing a trivium curriculum grounded in an ethnomathematical and modelling perspectives. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: