Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Fernando Silvério de | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Cristina Aparecida de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19351 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.58967/caletroscopio.v10.n2.2022.5625 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027170 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisa as narrativas de uma estudante universitária negra sobre suas experiências raciais no contexto familiar e educacional até sua chegada ao ensino superior. Baseados em estudos da pesquisa narrativa para eventos críticos, bem como em Estudos Culturais de identidade e de Linguística Aplicada, o presente artigo revela as complexidades da construção identitária que se revela nos dizeres da estudante que resgata lembranças para construir um entendimento dos eventos vividos. As histórias foram geradas oralmente a partir de um roteiro semiaberto de entrevista que tratou de temas da experiência infantil, vida escolar e trajetória rumo ao contexto universitário. Por meio das transcrições, foi possível analisar temas que emergiram sobre sua identidade. As narrativas mostram relações familiares conflituosas, racismo durante o período escolar e chegada ao ensino superior como ventos de mudança, uma vez que o novo contexto possibilita mais pertencimento e fortalecimento de sua própria identidade como mulher negra. | - |
Descrição: dc.description | This paper analyzes the narratives of a black undergraduate student about her experiences in familiar and educational contexts until her arrival at higher education. Based on studies from narrative inquiry for critical events, as well as on Cultural Studies on identity and Applied Linguistics, this paper unveils the complexities of identity construction which unfolds in the words of the undergraduate student and how she looks back on memories to grasp an understanding of events lived through. The stories were shared orally through an open script which considered topics such as childhood experiences, school life and the pathway towards college. Through the transcripts, it was possible to analyze themes that emerged regarding her identity. The narratives show conflicting relations with family, racist experiences in school and the pathway towards higher education as winds of change, once this new setting enables belonging and strengthening of her own identity as a black woman. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Caletroscópio permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8535>. Acesso em: 14 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Título: dc.title | Linguística aplicada, vivências raciais e construção identitária : narrativas de uma mulher negra. | - |
Título: dc.title | Applied linguistics, racial experiences and identity construction : narratives of a black woman. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: