Didática e docência : pesquisas atuais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorEiterer, Carmen Lucia-
Autor(es): dc.creatorPires, Nair Aparecida Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Vanessa Regina Eleutério-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:54:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:54:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19094-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://editoradecastro.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Ebook-Did%C3%A1tica-e-doc%C3%AAncia-pesquisas-atuais.pdf>. Acesso em: 3 out. 2024.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027137-
Descrição: dc.descriptionA coletânea aqui apresentada é fruto das primeiras dissertações defendidas na Linha Didática e Docência no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Os autores são professores em atuação na Educação Básica, em diferentes níveis de ensino, que, tomando o ambiente da escola como seu lócus privilegiado de investigação, se dedicaram à produção de pesquisa. Por serem licenciados em diferentes áreas (pedagogia, letras, psicologia, biologia, química), produzem contribuições que abrangem desde a Educação Infantil, o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. O tema central desta obra é a construção dos saberes docentes acerca do ensino; trata-se de indagar como opera a constituição desses saberes que constituem a profissionalidade docente. Reconhecemos a profissão docente como ofício dotado de saberes próprios, específicos. Longe de uma compreensão meramente técnica dos saberes docentes que reduziria o ensino a apenas um saber como fazer, a função socioprática de ensinar requer a compreensão do saber fazer agregada ao saber por que fazer. Assim, ensinar implica a compreensão, problematização e proposição acerca do ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherDe Castro-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Título: dc.titleDidática e docência : pesquisas atuais.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.