
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Alonso, Alice Maria Beteli Zanon | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Paulo Henrique Aguiar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19627 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/46989 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26512/rhla.v22i2.46989 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027100 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo explora o papel da escrita para a preservação de línguas orais a partir da história da criação do silabário cherokee por Sequoyah. Baseado no relato sobre a recepção do silabário pelos membros da Nação Cherokee, trabalha o conceito de blasfêmia proposto por Bhabha (1998), a fim de investigar a ambiguidade da aplicação da tecnologia da escrita para o povo cherokee. No segundo momento, três artigos são apresentados e colocados em diálogo. O artigo de Guyette (1981) analisa a vitalidade da língua cherokee por meio da análise dos locais e situações em que a língua é utilizada por três comunidades cherokee; Velasquez (2021) escreve acerca da educação bilíngue dos Guarani do Paraná; e Peter (2007) analisa a experiência de uma escola de imersão em cherokee para crianças como uma das iniciativas de reversão da substituição linguística. Conclui-se, em diálogo com Bastardas-Bodas (2012), que a diversidade linguística deve ser protegida e encorajada, principalmente frente aos riscos impostos por línguas do comércio internacional como o inglês. Compreende-se que a diversidade linguística forma uma robusta ecologia simbólica das formas de viver e pensar. | - |
| Descrição: dc.description | This article explores the role of writing for the preservation of oral languages stemming from the story about the creation of the Cherokee syllabary. Based on the tale about the reception of the syllabary by members of the Cherokee Nation, the article deals with the concept of blasphemy proposed by Bhabha (1998) aiming at investigating the ambiguity of applying the technology of writing for the Cherokee people. In a second moment, three articles are revised and interrelated. Guyette’s article (1981) analyzes the vitality of the Cherokee language by researching the domains in which the language is used by three Cherokee communities; Velasquez (2021) writes about the bilingual education of the Guarani people in Paraná; and Peter (2007) analyzes the experience of an immersion school in Cherokee for children as one of the initiatives for reversing language shift. We conclude, in conversation with Bastardas-Bodas (2012), that linguistic diversity must be protected and encouraged, mostly when facing the risks presented by languages of international commerce such as English. Linguistic diversity is understood as shaping a robust symbolic ecology of ways to live and think. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivative, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais, sem alterações e que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cherokee | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Guarani | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vitalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Substituição linguística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
| Título: dc.title | Lutas da fênix e da murta : estratégias e desafios na preservação das línguas cherokee e guarani. | - |
| Título: dc.title | Struggles of the phoenix and myrtle : strategies and challenges for preserving the cherokee and guarani languages. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: