Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Couto, Bruno de Oliveira Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Romero César | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Lucas Deleon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14521 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://link.springer.com/article/10.1007/s10064-020-01907-7 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/s10064-020-01907-7 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027037 | - |
Descrição: dc.description | Erosion is a natural relief modeling process that is influenced by several factors. Among these, we highlight the soil properties, designated by the specific concept of erodibility. Most of the existing methods for quantifying erodibility are based on field plots or indirect procedures developed from farmland approaches and methodologies limited to other study conditions such as slopes, where soil structure is different. Therefore, the objective of this study is to investigate the erodibility of cutting slopes in the Quadrilátero Ferrífero region, Brazil, and its relationship with soil properties, using the hand vane test to determine undrained shear strength (SU) and associating its values with the erodibility factor K. The results show that SU has significant correlation with the fine soil particles, especially clay and silt. In addition, properties responsible for the increase in SU decrease erodibility factor K. The mean weight diameter, geometric mean diameter, and aggregate stability index parameters show that aggregate diameter and stability are associated with higher SU and, conversely, lower K values. In addition, chemical properties, especially pH, also interfere in the results, however, in lower proportion when compared with the physical indexes. Finally, the undrained shear strength has a significant negative correlation with erodibility factor K, both in non-erodible (R2 = 0.6770, p value < 0.01) and erodible (R2 = 0.7885, p value < 0.01) soils, showing promising methods in the diagnosis of potentially erodible soils. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soil erosion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hand vane test | - |
Palavras-chave: dc.subject | Erodibility factor K | - |
Título: dc.title | In situ undrained shear strength for cutting slopes erodibility estimation : case study in the Quadrilátero Ferrífero region, Brazil. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: