Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Mariana Caroline Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Leão, Versiane Albis | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Érica Linhares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14365 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652620351428 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.125098 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027016 | - |
Descrição: dc.description | The ornamental stone sector produces a substantial amount of solid waste and effluents that are discarded in a disorderly manner, a fact that has prompted the need for research aimed at reuse. Considering the concepts of sustainable development and conscious mining, this study proposed the incorporation of quartzite residues in the production of ceramics (using soil as raw material) and aimed to reduce production prices, minimize environmental impacts, and obtain a higher quality of ceramic products (with less water absorption and greater resistance). Ceramic bricks were made in accordance with the following variables: replacement percentage (10% and 15%), compaction pressure (28 and 35 MPa), drying temperature (65 C for 72 h and 110 C for 24 h), and firing temperature (950 and 1100 C). Technological tests evaluated the drying and firing linear shrinkage, firing specific weight, water absorption, and resistance to uniaxial compression. After determining the optimal conditions, a flexural tear test and microstructural characterization were also performed. The optimal conditions for making ceramic bricks were a replacement percentage of 15%, compaction pressure of 35 MPa, drying temperature of 65 C (72 h), and firing temperature of 1100 C. These results were favorable because of the partial thermal decomposition of the mineral phases with the recrystallization of mullite and cristobalite. The incorporation of the residue resulted in better quality ceramic products, placing them within the limits established for technological applications, whereas none of the compositions made entirely of clay met the technical specifications. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ornamental stones | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reuse | - |
Título: dc.title | Incorporation of quartzite fines in the production of red ceramics. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: