
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ferrão, Maria Eugénia | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Patrícia Mota | - |
| Autor(es): dc.creator | Matos, Daniel Abud Seabra | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9515 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1186/s40536-017-0036-8 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027002 | - |
| Descrição: dc.description | The paper extends the literature on grade repetition in Brazil by (a) describing and synthesizing the main research findings and contributions since 1940, (b) enlarging the understanding of the inequity mechanism in education, and (c) providing new find‑ ings on the effects of the school socioeconomic composition and school proportion of repeaters on the individual probability of grade repetition. Based on the analyses of empirical distributions and multilevel logistic modelling of PISA 2012 data, the findings indicate that higher student socioeconomic status is associated with lower probabil‑ ity of repetition, there is a cumulative risk of repetition after an early repetition, the school socioeconomic composition is strongly correlated with the school proportion of repeaters, and both are related to the individual probability of repetition. The results suggest the existence of a pattern that cumulatively reinforces the effects of social disadvantage, in which the school plays a central role. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This article is distributed under the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International License (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided you give appropriate credit to the original author(s) and the source, provide a link to the Creative Commons license, and indicate if changes were made. Fonte: o próprio artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grade repetition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational inequity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School composition effect | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multilevel model | - |
| Título: dc.title | The relevance of the school socioeconomic composition and school proportion of repeaters on grade repetition in Brazil : a multilevel logistic model of PISA 2012. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: