Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Miranda, Dayse Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16164 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p128 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1027001 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo se propõe a tratar especificamente do livro didático (LD) adaptado em língua de sinais (LS) pensando esse suporte pedagógico como espelho da cultura escolar. A discussão apoiará em pesquisadores — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) e Silva et al. (2013) — que discutem sobre materiais didáticos específicos para crianças surdas. Dessa forma, intenciona uma revisão da literatura pertinente ao tema. Apresentar uma reflexão sobre a relação da escola com os materiais didáticos adaptados em Libras, à entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, a como os alunos leem esse texto sinalizado e a como as adaptações em língua de sinais podem construir sentidos a partir desse novo formato de leitura. Por fim, apontar as conjecturas descritas por estudiosos da área quanto a esses materiais didáticos. | - |
Descrição: dc.description | The paper investigates the process of textbook adaptation from Portuguese to Brazilian Sign Language by treating textbooks as a pedagogic support which mirrors our educational culture. More specifically, it aims at reviewing the literature widely accepted as relevant to the topic. The paper is grounded on a framework — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) and Silva et al. (2013) — which explores specifically pedagogic materials dedicated to deaf children. It goes on to offer some reflections on the following themes: the relation between schools and didactic materials adapted to Brazilian Sign Language; the introduction of Information and Communication Technologies (ICT) to the school environment; the way students read adaptations, and how adaptations to Brazilian Sign Language can build meanings as it becomes a new mode for reading. Lastly, the paper presents future possibilities for adapted didactic materials as they are described by relevant publications in the field. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Signum: Estudos da Linguagem permite o depósito da versão pós-print de um artigo. ermite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/488>. Acesso em: 11 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Título: dc.title | Livro didático adaptado em Libras : espelho da cultura educacional. | - |
Título: dc.title | Textbook adaptation in Libras : a mirror to our educational culture. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: