Estudos linguísticos e desenvolvimento da consciência fonológica : contribuições para a prática de professores alfabetizadores.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLages, Rita Cristina Lima-
Autor(es): dc.contributorLages, Rita Cristina Lima-
Autor(es): dc.contributorBrasileiro, Ada Magaly Matias-
Autor(es): dc.contributorGomes, Marcilaine Soares Inácio-
Autor(es): dc.creatorOnofre, Leaci Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:54:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:54:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18406-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026991-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa, Estudos linguísticos e desenvolvimento da consciência fonológica: contribuições para formação de professores alfabetizadores, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem (POSLETRAS/UFOP) e vinculada à linha de pesquisa 03 – Linguística Aplicada: interfaces entre práticas e teorias, propõe, como objetivo principal, identificar e analisar a inserção dos estudos linguísticos, especialmente, no tocante ao desenvolvimento da consciência fonológica, na formação e na prática de duas professoras alfabetizadoras. Tomam-se como aportes teórico-metodológicos principais os estudos de Moita Lopes (1994; 1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Adams (2006), Bortoni-Ricardo (2008), Morais (2012; 2020) e Soares (2020). A metodologia da pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa e interdisciplinar, uma vez que promove o cruzamento entre os campos da formação de professores e aquele da construção da consciência fonológica em tal processo, dialogando, portanto, com a área da Linguística Aplicada. Realizou-se inicialmente uma revisão bibliográfica e documental sobre a formação linguística do docente alfabetizador e, posteriormente, a pesquisa de campo constituída pela observação não participante de aulas de alfabetização e por entrevistas semiestruturadas com as docentes. Os resultados da revisão bibliográfica inicial permitiram saber de uma escassez de pesquisas voltadas para a avaliação do conhecimento linguístico por parte dos professores alfabetizadores, indicando, com isso, um campo potencial a ser investigado. Constatou-se que, na coleta de dados da pesquisa de campo, os conhecimentos linguísticos (a saber, Fonética e Fonologia) não foram contemplados na graduação ofertada às docentes entrevistadas. Por isso, defende-se a urgência de se repensar a formação de professores alfabetizadores, egressos da licenciatura em Pedagogia, no que diz respeito à formação em conhecimentos linguísticos, especialmente os da área de Fonética e Fonologia, saberes necessários a uma prática pedagógica efetiva que atenda às especificidades de cada criança e que contribua para a consolidação dos direitos de aprendizagem, dos direitos de ser plenamente alfabetizada.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación, Estudos lingüísticos y desarrollo de la conciencia fonológica: Aportes a la Formación de Profesores de Alfabetización, desarrollada en el ámbito del Programa de Posgrado en Letras: Estudios del Lenguaje (POSLETRAS/UFOP), y vinculada a la línea de investigación 03 – Lingüística Aplicada: interfaces entre prácticas y teorías, propuso como objetivo principal: Identificar y analizar la inserción de los estudios lingüísticos, especialmente en lo que respecta al desarrollo de la conciencia fonológica, en la formación y práctica de dos alfabetizadores, de dos clases de segundo grado. año de alfabetización, realizado en una escuela pública municipal del Estado de Espírito Santo (ES), en el año 2022/2023. Se toman como aportes teórico-metodológicos los estudios de: Moita Lopes (1994; 1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Adams (2006), Bortoni-Ricardo (2008), Morais (2012; 2020) y Soares (2020). La metodología de esta investigación consistió en un enfoque cualitativo, interdisciplinario, ya que promueve el cruce entre los campos de la formación docente y el de la construcción de la conciencia fonológica en tal proceso, dialogando así con el área de la Lingüística Aplicada. Para ello, se realizaron: inicialmente, una revisión bibliográfica y documental sobre la Formación Lingüística de profesores de alfabetización, recolección de datos en campo a través de observación no participante de las clases de Lengua Portuguesa y entrevistas semiestructuradas a profesores. Los resultados de una revisión bibliográfica anterior evidenciaron, de manera preliminar, una falta de investigaciones encaminadas a evaluar el conocimiento lingüístico por parte de los alfabetizadores, indicando, de esta manera, un campo potencial para ser investigado. A través de esta investigación encontramos que los conocimientos lingüísticos, a saber: fonética y fonología, no estaban incluidos en la carrera ofrecida a los profesores que participaron en esta investigación. Creemos que es urgente repensar la formación de alfabetizadores, de las licenciaturas en Pedagogía y Letras, desde una perspectiva de formación en conocimientos lingüísticos, especialmente en las áreas de lingüística, fonética y fonología, conocimientos necesarios para una práctica pedagógica eficaz que atienda las especificidades de cada estudiante y contribuyó a la consolidación de los derechos de aprendizaje.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - fonologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleEstudos linguísticos e desenvolvimento da consciência fonológica : contribuições para a prática de professores alfabetizadores.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.