Ações de acolhimento desenvolvidas no âmbito do programa residência pedagógica : os jogos matemáticos como promotores de interações sociais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTorisu, Edmilson Minoru-
Autor(es): dc.creatorSantos, Rafael Pereira dos-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Rhilary Marcos Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:54:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:54:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20773-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026974-
Descrição: dc.descriptionO presente texto tem como objetivo apresentar a organização e a implementação de jogos matemáticos e uma oficina, como ação de acolhimento do Programa Residência Pedagógica aos estudantes de uma escola-campo do interior de Minas Gerais. Os residentes do subprojeto matemática, estudantes do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, Mina Gerais, debruçaram-se sobre estudos para a escolha do material a ser utilizado nas propostas. A opção pelos jogos e pela oficina está relacionada à sua potencialidade para promover interações sociais, que contribuem para a saúde mental dos estudantes e o desenvolvimento cognitivo. Os resultados mostraram que os estudantes se envolveram de forma intensa nos jogos e na oficina propostos, por meio de interações sociais, muitas vezes acaloradas, porém guiadas pelo respeito mútuo. Para os residentes, os ganhos estão relacionados à aquisição de saberes da prática, sobretudo quando se pensa que o a escola será, em um futuro próximo, o seu espaço de trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThis text aims to present the organization and implementation of mathematical games and a workshop, as a welcoming action for the Pedagogical Residency Program for students at a country school in the interior of Minas Gerais. The residents of the mathematics subproject, students of the Mathematics degree course at the Federal University of Ouro Preto, Mina Gerais, pored over studies to choose the material to be used in the proposals. The option for games and workshops is related to their potential to promote social interactions, which contribute to students' mental health and cognitive development. The results showed that students became intensely involved in the proposed games and workshop, through social interactions, often heated, but guided by mutual respect. For residents, the gains are related to the acquisition of practical knowledge, especially when we think that the school will, in the near future, be their work space.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectAcolhimento-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Título: dc.titleAções de acolhimento desenvolvidas no âmbito do programa residência pedagógica : os jogos matemáticos como promotores de interações sociais.-
Título: dc.titleReception actions developed within the scope of the pedagogical residency program : mathematical games as promoters of social interactions.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.