Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Assis, Aisllan Diego de | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Gustavo Meirelles | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Vivian Walter dos | - |
Autor(es): dc.creator | Vaz, Mylla | - |
Autor(es): dc.creator | Anselmo, Nayara Christini | - |
Autor(es): dc.creator | Santos Neto, Estevan Rodrigues dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:54:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:54:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14124 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4241 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1026950 | - |
Descrição: dc.description | A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desenvolve em sua Política de Assistência Estudantil o Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC), objetivando estimular ações de inclusão social e convivência entre os estudantes. Por meio desse programa, foi construído o Grupo de Acolhimento e Cuidado dos Estudantes da UFOP - ABRACE, cujo objetivo é criar espaço para abordagem grupal dos aspectos da vida universitária e saúde mental dos estudantes, sendo realizado desde abril de 2019. O ABRACE é grupo terapêutico aberto, articulado por meio de técnicas grupais voltadas para a escuta, ajuda mútua e apoio psicossocial dos participantes. Suas sessões acontecem duas vezes por semana, em horário e local que facilitam a participação dos estudantes. Já foram realizadas 51 sessões com 8 participantes em média, perfazendo o total de 387 participações em 2019. Os temas mais trabalhados nas sessões do ABRACE foram ansiedade, solidão e depressão, além da importância das amizades, da moradia estudantil e do atendimento à saúde dos estudantes pela Universidade e o SUS. O ABRACE tornou-se referência no atendimento de saúde mental entre os estudantes. Em 2020, foi criado o ABRACE em Casa, grupo de acolhimento virtual para escuta e apoio emocional dos estudantes durante a pandemia da COVID-19. | - |
Descrição: dc.description | The Federal University of Ouro Preto (UFOP) develops in its Student Assistance Policy the Incentive to Diversity and Coexistence Program (PIDIC) aiming to stimulate actions of social inclusion and coexistence of students. Through this program, the UFOP Student Host and Care Group - ABRACE was created, whose objective is to create a space for group approach to aspects of university life and mental health of students, which has been held since April 2019. ABRACE is a therapeutic group held by group techniques focused on listening, mutual help and psychosocial support of the participants. Its sessions take place twice a week at a time and place that facilitate student participation. 51 sessions have already been held with an average of 8 participants, making a total of 387 participations in 2019. The most discussed topics in the ABRACE sessions were anxiety, loneliness and depression, in addition to the importance of friendships, student housing and health care for students. students from the University. ABRACE has become a reference in students' mental health care. In 2020, ABRACE em Casa was created, a virtual host group for listening and emotional support from students during the COVID-19 pandemic. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde do estudante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde de grupos específicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student assistance | - |
Título: dc.title | ABRACE - Grupo de Acolhimento e Cuidado dos Estudantes da UFOP. | - |
Título: dc.title | ABRACE - Host and Care Group for UFOP Students. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: